sábado, 10 de maio de 2014

O CASTELO DE MONSARAZ

Lendas & Mistérios
O CASTELO DE MONSARAZ
Texto: Português 
Fonte: Portugal Glorioso 
 
À época da Reconquista cristã da península Ibérica, a povoação foi inicialmente conquistada pelas forças sob o comando do lendário Geraldo Sem Pavor (1167). Após a derrota de D. Afonso Henriques  em Badajoz (1169) foi recuperada pelo Califado Almóada sob o comando de Abu Ya'qub Yusuf I (1173), para ser definitivamente conquistada por D.Sancho II, com o auxílio da Ordem dos Templários, em 1232, a quem fez a doação destes domínios.

Desta época ficou-nos a lembrança do cavaleiro templárioGomes Martins Silvestre, povoador de Monsaraz, cujo túmulo se encontra actualmente na Igreja Matriz de Santa Maria da Lagoa.

D.Afonso III,  visando incrementar o seu povoamento e defesa, concedeu-lhe Carta de Foral em 1276. Com a extinção da Ordem dos Templários em Portugal, tendo o seu património passado para a Ordem de Cristo (1319), Monsaraz é erigida em Comenda da nova Ordem, na dependência de Castro Marim. É nesta fase, sob o reinado de D. Dinis, que se inicia reconstrução da Torre de Menagem (1310) e a ampliação da cerca da vila, estruturas que, com alterações, chegaram aos nossos dias.
No contexto da crise de 1383-1385, a povoação e seu castelo foram atacadas por arqueiros ingleses sob o comando do conde de Cambridge, supostamente aliados de Portugal, vindo a cair, no começo do Verão de 1385, sob o domínio do rei de Castela, quando este invadiu o Alentejo. Abandonados pelas tropas castelhanas em marcha, foram recuperados pelas forças leais a D.João I, sob o comando do CondestávelD. Nuno Álvares Pereira, antes da batalha de Aljubarrota.

Em 1412, por doação do Condestável a seu neto D. Fernando, Monsaraz passou a integrar os domínios da Casa de Bragança. D.Manuel I  em 1512, outorgou Foral Novo à vila.

No contexto da Guerra da Restauração da independência portuguesa, devido à proximidade com o rio Guadiana e a fronteira da Espanha, o Conselho de Guerra de D.João IV  determinou a modernização das suas defesas, envolvendo a vila com muralhas adaptados aos tiros da artilharia da época.
No século XIX, perdida a importância económica e estratégica, a sede do Concelho passou para a vila deReguengos de Monsaraz, na planície (1840).
As fortificações e todo o conjunto intramuros da vila de Monsaraz encontram-se classificados como Monumento Nacional por Decreto publicado em 2 de Janeiro de 1946.

Sem comentários:

Enviar um comentário