quinta-feira, 22 de maio de 2014

O CONVENTO DE CRISTO - TOMAR

Documentários
O CONVENTO DE CRISTO - TOMAR
O Convento de Cristo, histórico monumento na cidade de Tomar, pertenceu à Ordem dos Templários, foi fundado e povoado em 1160 pelo Grão-Mestre dos Templários D. Gualdim Pais

Áudio: Português
FONTE: Portugal Glorioso - YouTube
TEXTO: Português




O Convento de Cristo, histórico monumento na cidade de Tomar, pertenceu à Ordem dos Templários, foi fundado e povoado em 1160 pelo Grão-Mestre dos Templários D. Gualdim Pais, um dos bravos das tropas de D.Afonso Henriques que a seu lado combateu contra os mouros, vindo a ser ordenado cavaleiro pelo soberano em 1139 na batalha gloriosa e épica de Ourique, com apenas 21 anos de idade.


A fortaleza foi escolhida como sede dos Cavaleiros Templários, desempenhando um papel importante não só na Reconquista como na vanguarda dos descobrimentos, e também no seu consequente reagrupamento como Cavaleiros da Ordem de Cristo, que graças a um golpe de génio de D.Dinis conservou a obra e os bens da Ordem dos Templários mudando-lhe o nome. Como a Ordem substituta continuava com os mesmos propósitos religiosos, o Papa Clemente V, deve ter compreendido e aceite.

Tomar foi sede das Ordens do Templo e de Cristo e teve no Infante D. Henrique, um dos responsáveis pelo seu crescimento sendo um dos Grão-Mestres mais famosos da Ordem que usou boa parte dos recursos financeiros da Ordem para custear as suas explorações no século XV, assegurando à Ordem o seu lugar nos livros de história.

Infelizmente, o Convento de Cristo também foi palco de dois acontecimentos tenebrosos da nossa gloriosa história, porque foi o local onde se formou a União Ibérica em 1581, quando Filipe II de Espanha foi também reconhecido como Filipe I de Portugal. Foi esse o fruto podre que o débil e tresloucado D.Sebastião nos legou, quando, contra todos os pareceres e avisos, partiu para a loucura de Alcácer-Kibir sem deixar herdeiro. Felizmente esse ponto negro durou só até 1640.
Também em 1810, as tropas de Napoleónicas transformaram o Convento numa base militar, causando danos muito consideráveis no edifício.



Sem comentários:

Enviar um comentário