quarta-feira, 30 de julho de 2014

Dra. CAROLINA BEATRIZ ÂNGELO

Grandes Portugueses
Dra. CAROLINA BEATRIZ ÂNGELO
Foi a 1ª médica a operar no hospital de S. José, e apesar dos esforços dos Republicanos em proíbir as mulheres de votar, a Dra. Carolina foi a 1ª mulher a votar em Portugal. Aqui deixo a história desta mulher inovadora para o seu tempo.

Texto: Português
Fonte: Portugal Glorioso


Carolina Beatriz Ângelo nasceu na Guarda em 1878, onde fez os estudos primários e secundários.
Em Lisboa, estudou medicina, concluindo o curso em 1902. Nesse mesmo ano, casou-se com Januário Barreto, seu primo e activista republicano.

Carolina Ângelo
Tornou-se a primeira médica portuguesa a operar no Hospital de São José, dedicando-se mais tarde à especialidade de ginecologia. A sua actividade profissional foi conciliada com uma intervenção política e social intensa e marcante. Foi uma das principais activistas da sua época, defensora dos direitos das mulheres, tendo lutado por causas como a emancipação das mulheres e o sufrágio feminino.

Beatriz Ângelo foi também a primeira mulher a votar em Portugal. Numa altura em que o direito de voto era concedido aos cidadãos portugueses, maiores de 21 anos, sabendo ler e escrever e chefes de família, a persistência de Beatriz Ângelo, a ambiguidade da lei e facto de trabalhar, ser viúva e ter a seu cargo uma filha, permitiram-se lutar pela defesa do seu direito.

Carolina «torceu» a seu favor um dos «buracos» da lei ou, se se quiser, da língua portuguesa. Beatriz Ângelo foi sem dúvida uma mulher marcante na história portuguesa.

Em Julho e Agosto de 1911 queixa-se de extremo cansaço, “tenho trabalhado muito”… da sua luta, dos dias inteiros a discutir e a pensar, morre de síncope cardíaca em 3 de Outubro, contando apenas 33 anos de idade. Fontes;Wikipedia/ - http://www.lusoamericano.com/

Nota: A língua Portuguesa é, e continuará a ser, muito traiçoeira. Lembram-se do caso recente nas eleições autárquicas? Presidente DA Câmara, ou Presidente DE Câmara? Mas ao contrário dos dinossauros e gamelistas das nossas autarquias, esta Ilustre Médica, finta a lei por uma causa justa!


Sem comentários:

Enviar um comentário