sexta-feira, 5 de setembro de 2014

ORDEM MILITAR DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO DE VILA VIÇOSA

Usos & Costumes de Portugal
ORDEM MILITAR DE Nª. SENHORA DA CONCEIÇÃO DE VILA VIÇOSA
Nossa Senhora da Conceição é a verdadeira Padroeira do Reino de Portugal, facto que muitos hoje desconhecem, pois o culto a Nossa Senhora de Fátima, que apenas se iniciou no séc. XX, assumiu maior protagonismo ao ser mais recente. No entanto o culto a Nª.Srª. da Conceição é bastante mais antigo. Com El Rei D. João IV, o Restaurador, o culto assume maior preponderância ao este entregar a sua coroa a Nª. Senhora e a proclamar padroeira do Reino, dando assim expressão ao forte culto e fé que os Portugueses já tinham de há muito pela Virgem. É a  partir de então, que os Reis de Portugal deixaram de usar a coroa real.

Aqui fica a breve história desta prestigiada Ordem Nacional, criada por D. João VI em 1818.

Texto: Português
Fonte: PPM



PADROEIRA DO REINO

Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa
D. João VI, ao ser aclamado Soberano do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves, a 6 de fevereiro de 1818, criou esta Ordem para perpetuar a data e homenagear Nossa Senhora da Conceição, Padroeira do Reino desde 1646.
D. João tomou para si, e para os que sucedessem o trono, o título de Grão-Mestre, em igualdade de condições com as demais Ordens Militares. Esta Ordem, apesar do cunho religioso, era também militar.
Em reconhecimento e devoção à Padroeira do Reino, todas as pessoas da Família Real receberam a categoria de Grã-Cruzes efectivos. As grã-cruzes honorárias eram conferidas a pessoas que tivessem título de nobreza; as comendas, aos que tivessem filiação de fidalgo na Casa Real; e as insígnias de Cavaleiro, aos nobres e empregados que prestassem serviços ou merecessem a real contemplação do Rei.
Quando regressou a Portugal, D. João VI transferiu também os livros desta Ordem.
Insígnia: placa irradiada sobre a qual estão apostas nove pequenas estrelas brancas e, encimada por coroa real, estrela branca de nove pontas. Ao centro, medalhão redondo com as letras A e M entrelaçadas, em relevo, circundado por orla azul-ferrete com a legenda "PADROEIRA DO REINO". Fita e banda azul-claro, com orla branca.

Graus da Ordem: Cavaleiro, Comendador e Grã-cruz.




IMAGEM DA INSÍGNIA DE COMENDADOR DA ORDEM:
Penso ser esta a imagem da insígnia de Comendador da Real Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa.

Placa do Comendador da Real Ordem Militar de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa, 1825

5 comentários:

  1. Quanto vale uma medalha dessa?

    ResponderEliminar
  2. Se possível, gostaria de obter foto da insígnia do grau de Comendador, graça concedida pelo Rei D. Carlos I ao meu avô paterno, o Dr. José Oliveira Lima, enquanto esteve como médico do quadro municipal em Mossâmedes, Angola,entre os anos de 1901 e 1908, bem como obter uma lista dos agraciados com esse grau na Real Ordem Militar de N.sa S.ra da Conceição de Vila Viçosa. Manuel José C. d'Oliveira Lima

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Boa noite Sr. Manuel d'Oliveira Lima.
      Obrigado por visitar o meu Blog.
      Quanto ao pedido que fez, andei a pesquisar, pois não é fácil encontrar imagens das insígnias, e penso que a insígnia de Comendador da referida Ordem, corresponde à imagem que acabei de publicar agora no final deste mesmo blog. Pelo menos assim aparece identificada como tal, em Inglês, no catálogo duma empresa de leilões desse País, onde ia ser subastada e de onde consegui essa foto.
      Um Abraço !
      José Rui M. Lira

      Eliminar
  3. Podem visita ro facebook, oficial da ordem em Ordem Militar Vila Viçosa

    ResponderEliminar
  4. Boa noite!Procuro por dados do Comendador Vieira de Azevedo , era nascido em Moimenta da Beira , Grata Christina .

    ResponderEliminar