quarta-feira, 3 de setembro de 2014

A VERDADEIRA FAMÍLIA DE JESUS

Documentários
THE REAL FAMILY OF JESUS - A VERDADEIRA FAMÍLIA DE JESUS
Um excelente documentário de investigação, feito para o programa Grandes Enigmas da História do Discovery Channel.
Terá sido a família de Jesus tal qual como nos ensinam ?
Qual a importância da Sua verdadeira família, no Cristianismo ?
Um detective e genealogista, faz uma profunda investigação, acerca da verdadeira família de Jesus e os resultados são impressionantes.
Aqui pode encontrar revelações fundamentais, para entender melhor como foi levado a cabo o ministério de Jesus. Uma nova visão sobre Maria Magdalena é apresentada. Poderia ser Maria Magdalena, irmã de Jesus ?
Uma parte importante dos discípulos que o seguiram, eram da sua família e tiveram um papel fundamental, nos primeiros anos do Cristianismo, alguns sendo os seus verdadeiros pilares. 
A última ceia pode não ter sido como nos ensinaram, só com os seus Apóstolos homens. De facto, ela só foi possível, porque as irmãs de Jesus (Miriam e Salomé), junto com outras mulheres, foram quem fizeram o Pão e restantes alimentos, puseram a mesa e lavaram a louça usada. É já sabido o papel fundamental das mulheres, em todo o ministério de Jesus, apesar de estas, terem ficado apartadas das Escrituras.
Após do documentário, pode ler um interessante texto acerca da verdadeira família de Jesus.
Prepare-se para Revelações entusiasmantes, que o vão levar a ver a História de Jesus e sua genealogia com outros olhos.

Áudio: Castelhano
Fonte: BBC - YouTube - Mesa de Palavras













A VERDADEIRA FAMÍLIA DE JESUS


1. É-nos dado neste Domingo X do Tempo Comum escutar o Evangelho de Marcos 3,20-35. É um texto considerado difícil, em que são facilmente identificáveis três cenas organizadas em crescendo.Primeira cena: Marcos 3,20-21: Jesus em «casa», em Cafarnaum (cf. Marcos 1,29.32; 2,1-2), procurado por todos, e sem tempo sequer para comer. Nestas condições, os «seus» (familiares), de Nazaré, saem para tomar conta dele, pois se dizia: «está fora de si» (exéstê).Segunda cena: Marcos 3,22-30: descem os escribas de Jerusalém para verem também o que se passa com Jesus. Ao verem as maravilhas que realiza, concluem que «está possuído por Belzebu» (Marcos 3,22) ou «por um espírito impuro» (Marcos 3,30), e que «é pelo príncipe dos demónios que Ele expulsa os demónios» (Marcos 3,22). Terceira cena: Marcos 3,31-35: o próprio Jesus indica quem são os seus verdadeiros familiares: não os que estão fora e de pé, mas os que estão dentro esentados à sua volta.
 2. A primeira cena requer alguma atenção. A «casa» de que se fala é claramente a casa de Simão e de André, em Cafarnaum (Marcos 1,29). É aí que as multidões procuram Jesus (Marcos 3,20), como já tinha sido anotado antes em Marcos 1,33 e 2,2. Não eram, ao contrário do que a versão portuguesa oficial deixa entender, os familiares de Jesus, vindos de Nazaré, que «diziam: está fora de si», ou, por outras palavras, «enlouqueceu». Todo o problema reside em identificar o sujeito daquele «diziam». A forma verbal grega é élegon, que é um imperfeito impessoal, 3.ª pessoa do plural, do verbo légô. Deve, pois, traduzir-se, não que os familiares de Jesus diziam, mas que se dizia, isto é, as pessoas diziam. Muda tudo na compreensão do texto. Os mais cépticos podem sempre ver, acerca deste acerto exegético, M. Zerwich, M. Grosvenor, A Grammatical Analisis of vthe Greek New Testament, Roma, Biblical Institute Press, ed. rev., 1981, p. 109.
 3. Na segunda cena, os escribas, representantes do saber oficial de Jerusalém, afirmam logo que Jesus faz o que faz, porque está em colaboração com as forças do mal. Este raciocínio viciado é completamente desmontado por Jesus, que faz ver aos escribas que se alguém luta contra si mesmo, entra em dissolução, autodestruindo-se. Não pode, portanto, ser o mal a lutar e vencer o mal. O mal só pode ser vencido pelo bem (cf. Romanos 12,21). Só a cegueira de corações empedernidos pode recusar evidência tão evidente: de facto, quem estiver postado do lado do mal, não se porá a combater o mal, pois uma tal atitude equivaleria a destruir-se a si mesmo. Confundir a fonte do bem operado por Jesus com a fonte do mal, é não querer reconhecer a acção de Deus, e reconhecer o mal como único poder, único deus. E o mal não perdoa. Não tem perdão o pecado contra o Espírito Santo.
 4. A terceira cena é uma bela cúpula do texto. Põe em contraponto a «casa» nova e a «casa» antiga. A casa antiga permanece vinculada ao velho livro anagráfico, que nos prende à terra, e não nos deixa ver o céu. Que nos enreda em laços familiares antigos ligados à casa antiga, e não nos deixa ver tantos novos irmãos e irmãs, pais e mães, filhos e filhas, que Deus nos dá. A família antiga, assente na terra e no sangue, fica fora e de pé. A família nova, assente no céu e na graça, fica dentro e sentada a escutar a Palavra de Jesus, para aprender a fazer a vontade de Deus.
 5. Génesis 3,9-15: Deus à procura dos seus filhos escondidos e perdidos. «Onde estás?», pergunta o Deus-Que-Vem por amor ao encontro da sua criatura dilecta. «Tive medo e escondi-me», respondemos nós, amedrontados. A narrativa exemplar de Génesis 3, que hoje lemos, desvenda todas as nossas inúteis estratégias de defesa, e faz-nos ver como nós nos escondemos de nós mesmos e de Deus, e como alijamos facilmente as nossas culpas sobre os outros. Correcto, limpo, terapêutico, salvador, era assumirmos e confessarmos humildemente as nossas culpas. Mas não. Fugimos, escondemo-nos de nós, e respondemos: «Foi a mulher», «foi aquele», «foi aquela», e, em última análise, «foste Tu, foste Tu, Deus», porque foste Tu que me deste a maravilha de um irmão, de uma irmã, e foi esse irmão dado por Ti, essa irmã dada por Ti, que me deu a comer aquele fruto, fruto de um furto! És Tu, portanto e em última análise, o culpado. Aí estamos nós a fugir de nós mesmos, e a acusar os outros! E se não assumimos as nossas culpas, como podemos corrigir os nossos erros, e como podemos chegar a descobrir a realidade humana e divina do perdão? Sim, porque quando nos escondemos de Deus, estamos também a esconder Deus e os seus dons, a Alegria, o Amor, o Perdão. É assim que chegamos a Cristo, que veio por amor à nossa procura. À procura da ovelha perdida e escondida.
Passa outra vez, Senhor, dá-nos a mão,
Levanta-nos,
Não nos deixes ociosos nas praças,
Sentados à beira dos caminhos,
Sonolentos,
Desavindos,
A remendar bolsas ou redes.
 
Sacia-nos.
Envia-nos, Senhor,
E partiremos
O pão,
O perdão,
Até que em cada um de nós nasça um irmão.

António Couto

Sem comentários:

Enviar um comentário