quinta-feira, 21 de agosto de 2014

TEÓFILO BRAGA 90 ANOS APÓS A SUA MORTE

Personagens Históricos
TEÓFILO BRAGA 90 ANOS APÓS A SUA MORTE
Amigos, permitam-me que lhes revele a história, a biografia e o legado histórico desta personagem histórica Nacional que foi Teófilo Braga. Ainda chegou a ser, por 2 meses apenas, presidente do governo provisório da República, após a revolução de 5 de Outubro de 1910. Mas foi na escrita que Teófilo deixou obra feita, a vários níveis.
Conheçam pois a vida e obra deste Açoriano do qual pouco, muito pouco se sabe.

Texto: Português
Fonte: Histórias de Portugal - Joaquim de Carvalho.org 



TEÓFILO BRAGA – legados

teófilo

Continuo na companhia de TEÓFILO BRAGA (1843-1924). Isto por sempre entender passar a busca da Idade Média por ler quem antes de mim tentou investigar a época, particularmente em Portugal. Foi o caso deste presidente do Governo Provisório da República Portuguesa, na sequência da Revolução de 5 de Outubro de 1910.
Pouco ou nada saberia deste açoriano que não aqueceu lugar, presidente que foi durante pouco mais de dois meses, e lendo agora as obras TROVADORES GALECIO-PORTUGUESES  já aqui sugerida –  e HISTÓRIA DA LITERATURA PORTUGUESA (IDADE MÉDIA) fico encantada com os impressionantes conhecimentos deste homem. Bons tempos aqueles em que os Presidentes da República não iam a Tomar contar tabuleiros. Esta última obra, para lá do objectivo primeiro, interessa a historiadores medievistas também pelo que ali se descreve das cerimónias fúnebres outrora praticadas e ajuda a melhor ler os baixo-relevo da tumulária, por exemplo. Importa, evidentemente, a quem goste de conhecer origens da Língua Portuguesa e, logo, aos estudiosos da Comunidade Lusófona.
Não obstante, TEÓFILO BRAGA tem a tal característica de, quase sem excepção, alicerçar os raciocínios na ideia de Portugal – e não só -, na poesia e na literatura, ter sistematicamente sido o reflexo de atitudes ou escritos pré-existentes sem nunca fundamentar devidamente. Para ele, Portugal nem cria nem influencia. Voltarei a escrever fundamentando essas contradições ou esse raciocínio que tanto tem toldado as investigações. Por ora, salientar a inquestionável cultura e, direi até, impressionante erudição do republicano positivista, prestando-lhe assim justa homenagem. É interessantíssimo, por exemplo, ler o que escreveu sobre a Idade Média e o surgimento da separação de poderes, o quanto de visão sobre uma época onde os monarcas souberam criar as condições de desenvolvimento da cultura, obscurecida depois por processos inquisitoriais de censura.
Algumas das respectivas obras estão acessíveis na internet. Infelizmente, não logrei ainda encontrar a que mais gostaria de ler de momento e fica, por esta via, o meu apelo a quem as possa ter ou saber como encontrar: HISTÓRIA DO DIREITO PORTUGUÊS – OS FORAIS.
Entretanto, leia-se aqui uma brilhante biografia que muito retrata o que já me foi possível apreender sobre ele nestas parcas leituras de Verão.



VIDA E OBRA DE TEÓFILO BRAGA:


ACTIVAR ESTE LINK PARA VER BIOGRAFIA

(Clique em cima da frase)

Sem comentários:

Enviar um comentário