FREI LUIS DE SOUSA
Um clássico da nossa literatura, escrito por Almeida Garrett e levado ao cinema em 1950, nos estudios da Tobis Portuguesa.
Realizador - António Lopes Ribeiro
Actores: João Villaret
A ação passa-se após da tragédia de Alcacer Quibir. Portugal perdeu a sua independencia e encontra-se sob o domínio dos Filipes de Espanha. D. João de Portugal, um Nobre Português, aparentemente perde a vida nos campos da batalha e a sua viúva torna-se a casar, após mandar procurar o marido durante 7 anos, mas vive atormentada pelas profecias que dizem que D. Sebastião ha-de voltar e na carta que deixou D.João, dizendo que vivo ou morto, haveria de voltar 1 dia. A sua filha, a pequena Maria, junto com o velho escudeiro, acreditam nessas profecias, sendo que Telmo o escudeiro fiel a D. João, tem a esperança, que junto a El Rei, volte também D. João de Portugal.
Entretanto os governadores nomeados por D. Filipe de Castela, para governar Portugal, querem sair de Lisboa por causa da Peste e tem intenção de se irem instalar na casa de Manuel de Sousa Coutinho,o actual nobre casado com a viúva de D. João de Portugal. Mas, Manuel Coutinho não faz intenção de pactuar com os Espanhois e pretende demonstrar que ainda há 1 Português em Portugal.
Áudio: Português
Fonte: RTP - YouTube
Sem comentários:
Enviar um comentário