sábado, 16 de agosto de 2014

A HARMONIA IBÉRICA

História
A HARMONIA IBÉRICA
Após todas as batalhas e disputas entre as duas Nações, aqui fica revelado todo o caminho e processo que levou à actual harmonia Ibérica. 
As difíceis relações durante a II Guerra Mundial, os caminhos que cada uma das Nações optou por tomar. As duas ditaduras e os diferentes processos de caminhada para a democracía. O exílio do Rei Juan Carlos no Estoril. Finalmente, a entrada dos 2 Países na CEE e que levou as duas Nações a aceitarem a seguinte fórmula: Portugal e Espanha enterram as duas últimas ditaduras do ocidente Europeu; São obrigados a renunciarem ás suas tradicionais aspirações imperiais e maritimas; e acordam uma colaboração económca e política regida pelas normas e leis comunitárias. 
As duas Nações que outrora foram donas do mundo, que evangelizaram e civilizaram continentes, são agora um simples assento, uma simples representação no meio de tantas outras, sem qualquer força ou poder de decisão por si sós, obrigadas a aceitar normas e fórmulas para os seus problemas, por Países estrangeiros, que não os conhecem, nem tem a nossa experiência e História acerca do mundo.
No entanto,os 2 Países continuam a dar uma lição de paz e harmonia, convivendo lado a lado, aceitando as suas diferênças, enquanto outros se consomem em guerras e conflitos sangrentos, sem se entenderem quanto às suas fronteiras, ou com governos de ditaduras encobertas.
É este o grande exemplo Ibérico de paz e harmonia, para o mundo ...!!!
Mais uma excelente reportagem do programa da Rtve 2 - La Raya Quebrada.

Áudio: Castelhano
Fonte: Rtve 2 - YouTube


Se parte de la caída de las monarquías ibéricas arrastradas por las revueltas sociales. A ambos lados de la frontera se instalan las dos dictaduras más largas y rigurosas del viejo continente. Del iberismo imposible, se paso al extrañamiento entre los dos países. En este periodo estallan las dos guerras mundiales y en España se desencadena la Guerra Civil. El gobierno portugués será desde el primer momento de la conflagración el mejor aliado del general Francisco Franco.


Sem comentários:

Enviar um comentário