SANTA BEATRIZ DA SILVA - A SUA BELEZA DESPERTOU OS CIÚMES DA RAINHA
Um episódio real da nossa história, que aqui passo a revelar, acerca deste personagem de que poucos terão conhecimento. Beatriz da Silva, ou Brites da Silva, como então se dizía, foi uma freira Portuguesa, do séc. XV, fundadora da Ordem da Conceição.
Após o episódio hisórico que vou narrar, poderá ler uma ampla informação escrita acerca desta Freira Portuguesa que foi elevada a Santa.
Texto: Português - Inglês
Fontes: Nobility Org. - Wikipédia
SANTA BEATRIZ DA SILVA - A SUA BELEZA DESPERTOU OS CIÚMES DA RAINHA:
Beatriz da Silva foi uma freira Portuguêsa, morreu a 01 de Setembro, 1490. Em Português, ela é conhecida como a abençoada Brites. Ela era um membro da casa de Portalegre e descendente da família real de Portugal. Ela acompanhou a Princesa Portuguesa Dª.Isabel para a Espanha, quando esta se casou com D.João II de Castela. Lá, Beatriz parece ter despertado a inveja da amante real (Dª.Isabel) e foi presa durante três dias sem comida. Após uma visão de Nossa Senhora, a quem ela viu vestida com o manto azul e vestido branco da Ordem da Conceição, a que ela pertencia depois de a ter fundado, Beatriz foi autorizada a retirar-se para Toledo, onde ela entrou na Ordem Dominicana.
Lá ela viveu 40 anos, sendo especialmente honrada e frequentemente visitada pela rainha Isabel a Católica. Por último ajudou a fundar uma ordem em honra da Imaculada Conceição, que adoptou a Regra franciscana. Foi aprovado por Inocêncio VIII em 1480 e com algumas modificações feitas por Julius II em 1511. Beatrix morreu dez dias antes da solene inauguração de sua nova ordem. Ela é objecto de inúmeras honras em Espanha, e há uma biografia dela escrita por Bivar. (Veja também a "Anal. Jur. Pont.", III, 549.) Ela foi canonizada 03 de outubro de 1976, pelo Papa Paulo VI.
Santa Beatriz da Silva com a Rainha Isabel a Católica
*INFORMAÇÃO EM INGLÊS:
St. Beatrix da Silva
A Portuguese nun, died 1 September, 1490. In Portuguese she is known as Blessed Brites. She was a member of the house of Portalegre and descended from the royal family of Portugal. She accompanied the Portuguese Princess Isabel to Spain, when she married John II of Castile. There Beatrix seems to have aroused the jealousy of her royal mistress and was imprisoned for three days without food. After a vision of Our Blessed Lady, whom she saw attired in the blue mantle and white dress of the Conception Order which she was afterwards to found, Beatrix was allowed to retire to Toledo where she entered the Dominican Order.There she lived forty years, being specially honored and frequently visited by Queen Isabel the Catholic. The latter aided her to found an order in honor of the Immaculate Conception, which adopted the Franciscan Rule. It was approved by Innocent VIII in 1480 and with some modifications by Julius II in 1511. Beatrix died ten days before the solemn inauguration of her new order. She is much honored in Spain, and there is a life of her by Bivar. (See also the “Anal. jur. pont.”, III, 549.)
She was canonized 3 October, 1976, by Pope Paul VI.
INFORMAÇÃO ESCRITA ACERCA DE SANTA BEATRIZ DA SILVA:
-
Santa Beatriz da Silva Retrato de Santa Beatriz da Silva do século XVII Santa e Fundadora da Ordem da Imaculada Conceição Nascimento 1424 em Campo Maior, Portugal Morte 9 de Agosto de 1492 em Toledo, Espanha Veneração por Portugal e Espanha Beatificação 28 de Julho de 1926 por Papa Pio XI Canonização 3 de Outubro de 1976 por Papa Paulo VI Festa litúrgica 17 de Agosto[1]
Beatriz era a oitava filha de D. Rui Gomes da Silva, alcaide da vila fronteiriça de Campo Maior, e de D. Isabel de Menezes, Condessa de Portalegre, filha de D. Pedro de Menezes, conde de Vila Real; assim, por via materna, descendia não só dessa casa senhorial, como também das dos condes de Ourém e Barcelos, linhagens antiquíssimas que tinham no Rei D. Sancho I de Portugal o seu remoto antepassado. Era, ainda, irmã do frade franciscano Beato Amadeu da Silva.
D. Pedro de Menezes teria dado a mão da sua filha Isabel ao cavaleiro Rui Gomes da Silva, após este participar com bravura na tomada de Ceuta, tendo aí permanecido a cumprir o serviço militar. Há quem defenda, por isso, que a jovem Beatriz possa ter nascido naquela praça-forte magrebina e não no Alentejo como é dito por muitos.
Ao que parece, Beatriz da Silva seria uma jovem de grande beleza, conforme testemunha um relato da época: «além de vir de sangue real, era mui graciosa donzela e excedia a todas em formosura e gentileza».
Em 1447, contava a infanta D. Isabel dezanove anos, o seu tio D. Pedro, Duque de Coimbra, regente do reino, promoveu os seus esponsais com João II de Castela, que então se achava viúvo. Uma vez rainha, Isabel, ambiciosa, começou por afastar a influência do todo-poderoso condestável de Castela, D. Álvaro de Luna, e não tardou a criar intrigas na corte, algumas das quais envolvendo a jovem Beatriz, cuja beleza não passara despercebida. Embora fosse ama e confidente da rainha, tal não impediu que Isabel se enciumasse daquela, maquinando contra a sua própria vida.
Assim, segundo reza a lenda, teria fechado Beatriz num estreito baú, onde eventualmente a falta de oxigénio acabaria por ceifar lhe a vida. Durante três dias andou desaparecida, até que o seu tio, D. João de Menezes, que também se achava na corte, estranhando a sua ausência, teria questionado a rainha sobre o paradeiro da sobrinha, tendo esta conduzido-o ao baú onde a encarcerara, certa de encontrar já um cadáver.
Para seu grande espanto, Beatriz tinha sobrevivido – segundo se diz, por haver invocado a Virgem Maria, tendo esta aparecido-lhe e comunicado que a salvaria, se esta fundasse uma ordem religiosa que celebrasse o mistério da Imaculada Conceição.
Beatriz acabou por perdoar à rainha, que se arrependera, e retirou-se da Corte, ingressando num mosteiro em Toledo. Aí viveu monasticamente, sem contudo tomar as ordens sacras, preparando-se a ela mesma, e a um pequeno grupo de outras monjas, para ingressar na nova ordem que planeava fundar.
Não foi fácil criar a Ordem, mas com o apoio da rainha Isabel, a Católica, filha da rainha portuguesa D. Isabel, conseguiu enfim estabelecer a Ordem da Imaculada Conceição, trajando de azul e branco (as cores de Nossa Senhora da Conceição), destinado unicamente à contemplação. A bula Inter Universa, que autorizava a constituição das Concepcionistas, foi expedida enfim pelo Papa Inocêncio VIII em 1489.
Referências
- Congregatio de Cultu Divino et Disciplina Sacramentorum - Decreto da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos com data de 22 de Fevereiro de 2012 dando conta da transferência da memória litúrgica de Santa Beatriz da Silva do dia 1 de Setembro para o dia 17 de Agosto no Calendário Próprio de Portugal. Desse modo, a memória litúrgica de Santa Beatriz da Silva passará a celebrar-se no dia 17 de Agosto de cada ano conforme consta na Bula de Canonização da fundadora da Ordem da Imaculada Conceição (Monjas Concepcionistas).
- Congregatio de Cultu Divino et Disciplina Sacramentorum - Decreto da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos sobre o local efectivo do nascimento de Santa Beatriz da Silva dirigido a Sua Excelência Reverendíssima o Senhor Dom José Francisco Sanches Alves, Arcebispo Metropolitano de Évora: (Cidade do Vaticano, 12 de Outubro de 2010) Excelência Reverendíssima, A carta de Vossa Reverência, datada de 10 de Dezembro de 2009, chegou a esta Congregação a 12 de Outubro do presente ano, pedindo a menção nos Livros e documentos litúrgicos, depois de investigações históricas confirmando a tradição oral, de que o local do nascimento de Santa Beatriz da Silva é Campo Maior, mereceu a nossa melhor atenção e solicitude. Vimos, pois, por este meio comunicar-lhe que basta no Próprio da Ordem ou da Diocese, assim como na breve biografia da Liturgia das Horas providenciar a referida correcção, uma vez que no Martirologio Romano não se faz referência a essa informação, apenas que morreu em Toledo no ano de 1490. Aproveito a ocasião para lhe apresentar as nossas maiores saudações, com toda a consideração e estima: De Vossa Excelência Reverendíssima, Monsenhor Juan Miguel Ferrer Grenesche (Sub-secretário)
Sem comentários:
Enviar um comentário