quinta-feira, 27 de agosto de 2015

AS ARMAS E O POVO

Documentários
AS ARMAS E O POVO
Um importante documento histórico que nos relembra os principais acontecimentos entre 25 de Abril de 74 e o primeiro feriado em liberdade do 1 de Maio de 74,assim como os seus antecedentes. Lembra-se aqui aquele Verão quente onde todos os sonhos pareciam possíveis. Gritava-se que "O Povo Unido Jamais será Vencido".Agora, passadas algumas décadas,vemos o quão inocentes fomos. O Povo Unido pode não ter sido vencido, mas foi sem dúvida manipulado, ludibriado, enganado e até pisado nos seus sonhos e ambições sociais, pelos partidos políticos que supostamente nos trariam a melhoria dascondições de vida. Embora muita coisa tenha sido feita, aos poucos, as famílias e forças que detinham o poder económico, impuseram os seus objectivos e fizeram-se com o poder político. O fosso entre ricos e pobres é cada vez maior, os trabalhadores tem cada vez menos direitos e menos trabalho, etc...!!!
É curioso ouvir os discursos políticos de então e ver o quão actuais eles estão. Bem prevenia então o Dr. Álvaro Cunhal, para a necessidade de vigilância por parte do povo e das forças armadas, para que "os mesmos" não voltassem ao poder. É... a história pode ser muito incómoda por vezes, para alguns ...!!!
As Armas e o Povo é um documentário histórico feito em Portugal entre 25/04/1974 e 01/05/1974. Realizado e produzido pelo Colectivo de Trabalhadores da Actividade Cinematográfica, com o formato de 35 mm, a côr e a preto e branco, e com música de José Afonso e José Mário Branco.

Créditos : Instituto Português de Cinema
Director: Alberto Seixas Santos
Áudio: Português
Fonte: História de Portugal - YouTube
Música: Zeca Afonso;  José Mário Branco




Sem comentários:

Enviar um comentário