domingo, 23 de novembro de 2014

TOMAR - A CIDADE DOS TEMPLÁRIOS

História de Portugal
TOMAR - A CIDADE DOS TEMPLÁRIOS
Aqui pode ver revelados todos os segredos e história de uma das mais belas e importantes cidades Portuguesas na história Nacional. Uma viagem pela história dos seus monumentos, alguns, património da humanidade, e pelos princípais acontecimentos históricos.
O prof. Hermano Saraiva revela-nos interessantes segredos acerca das nossas armas nacionais que constam da nossa bandeira, as quais podem ter mais ligação a Tomar, do que se pensa.
Pode ainda ler interessantes datos actuais, históricos e geográficos sobre esta nobre e bela cidade Portuguesa.

Texto: Português
Áudio: Português
Fontes: RTP Memória - YouTube - Tomar.com - Wikipédia




                         
                          DOCUMENTÁRIO: A BRUMA DA MEMÓRIA - TOMAR:



TOMAR - A CIDADE DOS TEMPLÁRIOS:

Cidade localizada nas margens do rio Nabão, pertencente ao distrito de Santarém na província do Ribatejo, com uma área de 351 km2 e 41.537 habitantes, foi conquistada ao Mouros por D. Afonso Henriques em 1147 sendo depois doada por este monarca aos Templários em 1159. A 1 de março de 1160 foi fundada Tomar com o início da construção do castelo. D Gualdim Pais concedeu-lhe foral em 1162.

Com a extinção da Ordem do Templo em 1312 por decisão do Papa Clemente V, que queria ver os templários banidos da Europa, foi fundada a Ordem de Militar de Cristo. Devido à necessidade de defender a fronteira algarvia, a sede desta Ordem transferiu-se para Castro Marim. Trinta e sete anos depois, voltou a fixar-se em Tomar mais concretamente no seu castelo.
Assim Tomar viria a ser o centro originador e principal sustentador da epopeia dos Descobrimentos. O Infante D. Henrique, nomeado pelo Papa como Regedor da Ordem de Cristo, viria a instalar-se no castelo de Tomar.

Foi elevada à categoria de cidade em 1844, tendo sido visitada pela Rainha D. Maria II no ano seguinte.

Tomar é hoje conhecida não só pelos seus monumentos fabulosos, dos quais se destaca o Convento de Cristo, mas também pelas suas potencialidades turísticas que proporciona a visita de inúmeras edificações históricas, relíquias arqueológicas, passeios pelos seus frondosos e frescos jardins e também ao longo do rio Nabão.


Tomar

Tomar
Brasão de Tomar Bandeira de Tomar
Brasão Bandeira
Vista de Tomar.JPG
Vista de Tomar com a Ponte Romana ao fundo
Localização de Tomar
Gentílico Nabantino; Tomarense
Área 351,20 km2
População 40 677 hab. (2011)
Densidade populacional 115,82 hab./km2
N.º de freguesias 11
Presidente da
Câmara Municipal
Anabela Freitas 1 (PS)
Mandato 2013-2017
Fundação do município
(ou foral)
1162
Região (NUTS II) Centro
Sub-região (NUTS III) Médio Tejo
Distrito Santarém
Antiga província Ribatejo
Orago Santa Iria
Feriado municipal 1 de Março (Construção do Castelo de Tomar)
Código postal 2300-000
Sítio oficial www.cm-tomar.pt
Municípios de Portugal Flag of Portugal.svg
Tomar GOC é uma cidade portuguesa com cerca de 15 000 habitantes,2 pertencente ao Distrito de Santarém, região Centro (NUT II) e sub-região do Médio Tejo (NUT III). Pertencia ainda à antiga província do Ribatejo, hoje porém sem qualquer significado político-administrativo.
A histórica cidade de Tomar possui diversos monumentos como por exemplo: Castelo de Tomar e Convento de Cristo, declarado pela UNESCO Património Mundial.
Outras cidades relativamente perto de Tomar: Abrantes, Torres Novas, Entroncamento, Ourém, Fátima (todas geograficamente localizadas no Médio Tejo).

Geografia

É sede de um município com 351,20 km² de área3 e 40 677 habitantes (2011),4 5 subdividido em 11 freguesias.6 O município é limitado a norte pelo município de Ferreira do Zêzere, a leste por Abrantes, a sul por Vila Nova da Barquinha, a oeste por Torres Novas e a noroeste por Ourém.
A cidade é atravessada pelo Rio Nabão, que é afluente do Rio Zêzere, estando incluída na bacia hidrográfica do Tejo, o maior rio da Península Ibérica.
Situa-se na parte norte da região mais fértil de Portugal e uma das mais férteis da Península Ibérica, a Lezíria do Tejo.[carece de fontes]
População do concelho de Tomar (1801 – 2011)
1801 1849 1900 1930 1960 1981 1991 2001 2011
16 536 16 786 31 360 39 179 44 161 45 672 43 139 43 007 40 674

Economia

O turismo constitui hoje uma actividade de primeira importância, já que o Convento de Cristo, principal Monumento da cidade foi considerado Património Mundial pela UNESCO em 1983.
Foi outrora um centro industrial, com fábricas de papel, fiação, derivados de madeira e outras atividades. Comercialmente a cidade acolhe ainda a maior parte dos serviços ligados ao seu passado industrial mas vão surgindo as novas ofertas no nicho turístico, como o artesanato de nova geração, a gastronomia de qualidade e o acompanhamento turístico especializado. A terra é relativamente fértil acolhendo sobretudo a cultura de milho em regadio, o olival e a vinha.

História

Foi feita Grande-Oficial da Ordem Militar de Cristo a 8 de Junho de 1964.7

Festividades

Festa dos Tabuleiros

A festa dos tabuleiros é uma festa realizada de 4 em 4 anos no principio do mês de Julho. É uma das manifestações mais antigas de Portugal e a sua origem encontra-se nas festas de colheita à deusa Ceres. A sua cristianização pode dever-se à Rainha Santa Isabel, tendo por base a Congregação do Espírito Santo. No Domingo de Pentecostes, juntavam-se ricos e pobres sem distinção, dia em que as línguas de fogo desceram sobre os Apóstolos simbolizando a igualdade de todos perante Deus. Esta festa manteve as suas características até ao século XVII. As mudanças feitas a partir daí permitiram uma maior grandiosidade à Festa. A tradição continua e as suas cerimónias permanecem: o Cortejo das chegadas dos Bois de nome Cortejo do Mordomo, o Cortejo dos Tabuleiros, a sua bênção, a forma do tabuleiro, os vestidos das raparigas que transportam os Tabuleiros e a Pêza ou distribuição do pão e da carne. A principal característica desta Festa é o Desfile ou Procissão onde desfilam inúmeros tabuleiros que representam as dezasseis freguesias do concelho. Percorre as principais ruas da cidade, num percurso de 5 km. As ruas enfeitam-se de colchas pendentes nas janelas, onde se encontram milhares de visitantes e são lançadas pétalas, entusiasticamente, sobre o Cortejo. O Tabuleiro deve ter a altura da rapariga que o leva à cabeça, sendo constituído por trinta pães enfiados em cinco ou seis canas que partem de um cesto de vime ou verga e é rematado ao alto por uma coroa encimada pela Pomba do Espírito Santo ou pela Cruz de Cristo. Tabuleiros decorados com flores, pão e espigas de trigo desfilam pelas ruas de Tomar.
A Festa
O início da Festa dos Tabuleiros é marcado pela chamada do povo para uma reunião pública, convocada pelo Presidente da Câmara, para o Salão Nobre dos Paços do Concelho onde se decide se há Festa dos Tabuleiros no ano seguinte e se a opinião do povo for favorável é escolhido o Mordomo. Após a decisão sobre a Festa e se o povo decidir que há Festa são lançados três foguetes a anunciar que há Festa.
Cortejo das Coroas
Antigamente, destinava-se a anunciar à população a próxima celebração da sua Festa maior. No terceiro ciclo da Festa, o Cortejo sai da Misericórdia fiel depositária do Pendão e Coroas da cidade de Tomar, dirige-se à Igreja de S. João Baptista ou Igreja de Santa Maria do Olival onde se celebra a Missa Solene do Espírito Santo com as Coroas e Pendões na capela-mor.

Círio de Nª Senhora da Piedade

O Círio de Nª Senhora da Piedade é uma festa que tem lugar nas ruas de Tomar no 1º domingo de Setembro. Um cortejo de oferendas realizado em carros típicos enfeitados com flores de papel percorre a cidade.

Feira de Santa Iria

É feito em honra da padroeira de Tomar (Santa Iria), e decorre normalmente entre a sexta-feira anterior ao dia 20 de Outubro, até ao domingo a seguir a esta mesma data, que é o ponto alto das comemorações, quando se efectua a procissão. A feira realiza-se na praça da República e nos arredores (perto da estação de caminhos-de-ferro e central de camionagem). Tem divertimentos, vendedores, exposição de automóveis, motos e tractores agrícolas, e conta ainda com a presença de tasquinhas onde se dá a conhecer alguns dos sabores da região.8

Freguesias do Concelho


Freguesias do concelho de Tomar.
O concelho de Tomar está dividido em 11 freguesias:

Património


Igreja do Convento de Cristo
(mais relevante)

Instituições de ensino

Ensino Primário - 1.º Ciclo do Ensino Básico:
  • EB 1 dos Templários - Ex-escola N.º 1 de Tomar.
  • EB 1 Santo António - Ex-escola N.º 2 de Tomar.
  • EB 1 Infante D. Henrique - Ex-escola N.º 3 de Tomar.
Ensino Básico de 2.º e 3.º Ciclos:
  • EB 2,3 D. Nuno Álvares Pereira - Antigo edifício da secção masculina da entidade formadora privada, o Colégio Nun'Álvares, comummente conhecida como "Colégio".
  • EB 2,3 Santa Iria - Escola de 2.º e 3.º Ciclos.
  • EB 2,3 D. Gualdim Pais - Escola de 2.º e 3.º Ciclos, antiga Escola Preparatória.
Ensino Secundário:
Ensino Público Politécnico e Universitário:
Ensino Profissional:

Filmes Rodados em Tomar

  • 2014 A Porta 21, direcção de João Marco (com Mário Spencer, Pedro Monteiro, Pedro Viegas)
  • 2011 Pão Nosso (Documentário), direcção de Mónica Ferreira, João Luz
  • 2010 Beija-me Depressa (Curta Metragem), direcção de José Ricardo Lopes (com Ana Guiomar, Rui Morrison, Fernando Pires)
  • 2010 Património Mundial Portugês (Documentário), direcção de Dário Simãozinho (Filma e Vê) e Fernanda Fernandes (RTP)
  • 2009 Juan de Castillo constructor del mundo (Documentário), direcção de Alberto Luna Samperio (Etnocantabria)
  • 2009 La reine morte, direcção de Pierre Boutron (com Michel Aumont, Gaëlle Bona, Thomas Jouannet)
  • 2008 TravelChannel: World's Most Beautiful sites, Tomar, Portugal - (Serie TV), direcção de Nicolas Tomã - Gedeon Programmes - NHK
  • 2007 Teresa, el cuerpo de Cristo, direcção de Ray Loriga (com Paz Vega, Leonor Watling, Geraldine Chaplin, Eusebio Poncela)
  • 2007 Dot.com, direcção de Luís Galvão Teles (com João Tempera, María Adánez, Marco Delgado)
  • 2007 Infante D. Henrique (Documentario), direcção de José Francisco Pinheiro (com Gonçalo Cadilhe)
  • 2006 Coach Trip (Serie TV), direcção de Amanda Wood (com Brendan Sheerin, Andy Love)
  • 2005 Pedro e Inês (Serie TV) (com Pedro Laginha, Ana Moreira, Nicolau Breyner)
  • 2004 O Quinto Império - Ontem Como Hoje, direcção de Manoel de Oliveira (com Ricardo Trêpa, Luís Miguel Cintra, Glória de Matos)
  • 2003 Volpone, direcção de Frédéric Auburtin (com Gérard Depardieu, Daniel Prévost, Gérard Jugnot, Robert Hirsch)
  • 2001 Quem És Tu?, direcção de João Botelho (com Patrícia Guerreiro, Susana Borges, Rui Morisson, Rogério Samora, José Pinto, Francisco D'Orey e Bruno Martelo)
  • 1985 Atlântida: Do Outro Lado do Espelho, direcção de Daniel Del Negro (com Luís Lucas, Teresa Madruga, Ruy de Carvalho)
  • 1922 Sereia de pedra, direcção de Roger Lion (scenes shot in June and July 1922 at the Convento de Cristo and Ruinas do Castelo dos Templarios)

Geminação


O Castelo dos Templários

O Castelo dos Templários, em Tomar, foi construído por Gualdim Pais em meados do século XII. Situado estrategicamente, está no cimo de um monte perto do rio Nabão. Sendo Património Mundial da UNESCO, o Castelo é um excelente exemplo da arquitectura Templária, cuja importância histórica e cultural é inigualável.


O castelo fazia parte do sistema defensivo criado pelos Cavaleiros Templários para proteger as fronteiras do reino cristão dos ataques por parte dos Mouros. Por quase dois séculos, durante a Idade Média, permaneceu como uma grande fortaleza. Mais tarde, no século XV, desempenhou um papel importante nas Descobertas, sendo estas lideradas por um dos mais famosos Grão-Mestres da Ordem, o Infante D. Henrique. A construção baseia-se numa muralha defensiva exterior, e numa cidadela com uma torre fortificada, exibindo vários pontos de interesse arquitectónico. O conceito de torre fortificada foi introduzido em Portugal pelos Cavaleiros Templários, consistindo numa torre com funções administrativas e residenciais. O exemplo existente em Tomar é um dos melhores e mais antigos no país.
Dentro das muralhas exteriores do castelo, jazem as ruínas das casas dos habitantes que estavam localizadas dentro dos limites protectores da cidade. As torres redondas das muralhas exteriores eram novidade naquele tempo, e foram introduzidas em Portugal precisamente no Castelo dos Templários em Tomar. As torres redondas mostraram mais resistência a ataques que as tradicionais torres quadradas.
O Convento de Cristo, em Tomar, é um dos pontos-chave dentro das muralhas do castelo e exibe uma mistura única de estilos arquitectónicos, abrangendo um total de cinco séculos. É um lugar onde a arquitectura Gótica, Renascentista e Moura convivem lado a lado, sendo que o resultado é de cortar a respiração.
A famosa igreja redonda, localizada atrás da torre, também data do século XII e foi inspirada na Cúpula da Rocha em Jerusalém. É caracterizada pelo seu tecto em forma de cúpula e pelo sino da torre, tornando-se numa das principais características da vista do castelo.
O castelo está aberto todos os dias da semana e aos Domingos entrada é gratuita. De Segunda-feira a Sábado a entrada custa €6. Consulte o posto local de turismo para informações sobre os horários de abertura.
O Castelo dos Templários, em Tomar, é um destino a não perder para quem for visitar o Ribatejo, em Portugal, providenciando um vislumbre sobre a história dos Cavaleiros Templários e sobre Era das Descobertas, quando Portugal expandiu os seus horizontes e se lançou à descoberta do Novo Mundo.




























Sem comentários:

Enviar um comentário