domingo, 2 de novembro de 2014

ORIGEM DO HALLOWEEN - SERÁ CORRECTO O SEU CULTO ?

Religião & Paganismo
ORIGEM DO HALLOWEEN - SERÁ CORRECTO O SEU CULTO ?

Este blog reflecte nesta publicação acerca do "culto" ao Halloween e não acerca do facto das pessoas se reunirem com os amigos a festejar. Analisa-se a atitude de prestar um culto a esta data como se de algo sagrado se tratasse, com certos rituais instituidos e seguidos por alguns com o intuito de provocarem uma inter-relação entre a nossa dimensão e outras e prestando culto a entidades das quais desconhecemos. Será isto correcto e aconselhável ?

Nesta data em que as pessoas celebram este evento, proponho uma reflexão séria acerca desta prática. Esta tradição tem-se vindo a espalhar pelo mundo. Inicialmente, não era uma celebração que se praticasse aqui no nosso País. 
Se damos importância à religião na nossa vida e tentamos viver segundo a mensagem e as normas que Deus nos deixou, é importante sabermos quais as tradições e cultos que estão correctos e quais os que são contra Deus. É sabido que há tradições que nos foram apontadas pela Bíblia como correctas e a manter, mas também há tradições que derivam de ritos pagãos de adoração a falsos Deuses e até a maus espíritos ou até a Demónios, que se foram adaptando e chegaram aos nosso dias como sendo inofensivos ou até disfarçados de cultos religiosos, mas que estão em confronto cm os ensinamentos de Deus. Por isso considero muito importante saber-mos quais as origens de certas tradições, para não cair-mos em pecado ou agir-mos contra Deus sem nos apercebermos. Assim penso ser oportuna esta publicação suscitando as seguintes questões:

Será que é correcto este culto ? 
Trará algum perigo para nós este culto ?
O que diz Deus acerca desta prática e outras similares, na Bíblia ?
Quais as suas origens ?

Aqui revelo resumidamente alguns aspectos que acho essenciais saber-mos acerca do culto do Halloween. Como sempre, o que pretendo com esta informação é provocar a reflexão e não condenar ninguém, nem pretender que sou dono da verdade. Lembre-se, não é possível servir a dois mestres. Ou estamos com Deus, ou estamos com Satanás. 

Texto: Português

Fontes: Bíblia - Estudantes da Bíblia - O que a Bíblia Ensina

* José Rui Lira






DEVEMOS COMEMORAR FERIADOS OU DIAS SANTIFICADOS ?


Os feriados ou dias santos que se comemoram actualmente em muitas partes do mundo, não se originam na Bíblia. Qual é então, a origem dessas comemorações ? Se tiver acesso a uma biblioteca, achará interessante ver o que as obras de referência dizem acerca de feriados ou dias santificados, que sejam comuns onde você vive. Note que não lhe indico nenhuma obra específica, para que não pense que pertence a alguma filosofia religiosa específica. Trata-se apenas de um simples exercício de investigação imparcial o que lhe proponho. Assim você se irá surpreender com o que vai descobrir. É que por vezes o que pensamos ser uma tradição religiosa e de louvor a Deus, em verdade pode ser precisamente o contrário ...!!!


Onde você mora, as pessoas comemoram o Halloween (Dia das Bruxas)? Nos Estados Unidos e Canadá, o Halloween é bem conhecido e é celebrado no dia 31 de Outubro. Mas os costumes do Halloween podem ser encontrados em muitos países. Em alguns lugares existem festas com nomes diferentes, mas com aspectos semelhantes: contacto com espíritos dos mortos, fadas, bruxas e até mesmo o Diabo e anjos demoníacos. 


DIAS FESTIVOS PARECIDOS AO HALLOWEEN

Halloween é geralmente considerado um evento tradicional americano. Mas também tem se tornado popular em muitas partes do mundo. Além disso, existem outros dias festivos que são parecidos ao Halloween porque também comemoram a existência de criaturas espirituais e o que elas fazem. Veja abaixo alguns exemplos desses dias festivos.
  • América do Norte - Dia dos Mortos
  • América do Sul - Kawsasqanchis
  • Europa - Dia dos Mortos e variações do Halloween
  • África - Dança dos Egunguns
  • Ásia - Festival Obon

PERIGOS QUE O RITUAL DO HALLOWEEN PODE COMPORTAR - O QUE DIZ A BÍBLIA : 
VOCÊ talvez não acredite em espíritos sobrenaturais. Pode ser que ache o Halloween e festividades parecidas uma forma de se divertir e estimular a imaginação de seus filhos. Mas muitas pessoas consideram essas celebrações perigosas pelos seguintes motivos:
  1. Encyclopedia of American Folklore (Enciclopédia do Folclore Americano) explica: “O Halloween está basicamente relacionado ao contato com forças espirituais que na sua maioria ameaçam e aterrorizam. O mesmo acontece com outras  festividades parecidas. Elas têm origem pagã e estão fortemente relacionadas à adoração de ancestrais. Mesmo hoje, pessoas em todo o mundo fazem contacto com supostos espíritos dos mortos nesses dias.
  2. Apesar de o Halloween ser considerado uma festa principalmente americana, a cada ano aumenta o número de pessoas e países que passam a comemorá-lo. Mas a maioria das pessoas desconhece a origem pagã dos símbolos, costumes e decorações do Halloween, que muitas vezes estão relacionados a seres sobrenaturais e forças ocultas.
  3. Milhares de seguidores da religião wicca, que praticam antigos rituais celtas, ainda chamam o Halloween por seu antigo nome Samhain e o consideram a noite mais sagrada do ano. Ao citar um bruxo, o jornal USA Today escreveu: “Os cristãos ‘não se dão conta disso, mas estão celebrando o nosso feriado junto conosco. . . . Achamos isso muito bom.’”
  4.  Celebrações como o Halloween estão em conflito com os ensinamentos da Bíblia. Ela alerta: “Não permitam que se ache alguém entre vocês que . . . pratique adivinhação, ou se dedique à magia, ou faça presságios, ou pratique feitiçaria ou faça encantamentos; que seja médium, consulte os espíritos ou consulte os mortos.” — Deuteronômio 18:10, 11, veja também Levítico 19:31; Gálatas 5:19-21.
Em vista disso, é bom saber mais sobre a origem sinistra do Halloween e de celebrações parecidas. Assim como outras pessoas, você talvez também decida não participar dessas festas.

ORIGENS DO HALLOWEEN : 

LINHA DO TEMPO

QUINTO SÉCULO AEC
Os celtas celebram o Samhain, festividade que acontecia no fim de outubro, quando, segundo eles, fantasmas e demônios vagavam pela Terra mais do que nos outros dias.
PRIMEIRO SÉCULO EC
Os romanos conquistam os celtas e adotam rituais espíritas da festividade do Samhain.
SÉTIMO SÉCULO EC
É instituída, supostamente pelo Papa Bonifácio IV, a celebração anual do Dia de Todos os Santos em honra aos mártires. *
SÉCULO ONZE EC
O dia 2 de novembro é escolhido como Dia de Finados para celebrar os mortos.
SÉCULO DEZOITO EC
O nome da festa Hallowe’en passa a ser grafado Halloween.
SÉCULO DEZENOVE EC
Milhares de pessoas se mudam da Irlanda para os Estados Unidos levando os costumes do Halloween, que com o tempo se fundiram com outros costumes parecidos de imigrantes da Grã-Bretanha, Alemanha, África .e outras partes do mundo.
SÉCULO VINTE EC
Halloween se transforma num evento nacional popular nos Estados Unidos.
SÉCULO VINTE E UM EC
No mundo todo, o comércio de itens relacionados ao Halloweense transforma numa indústria multibilionária.

ONDE TUDO COMEÇOU?

A origem dos costumes e símbolos do Halloween

VAMPIROS, LOBISOMENS, BRUXAS, ZUMBIS: Já por muito tempo, essas criaturas têm sido relacionadas ao mundo espiritual maligno.
DOCES: Os antigos celtas tentavam apaziguar os espíritos maus com doces. A Igreja mais tarde incentivou seus membros a irem de casa em casa na véspera do Dia de Todos os Santos pedindo alimentos em troca de uma oração pelos mortos. Esse costume passou a ser conhecido como “doces ou travessuras” do dia de Halloween.
FANTASIAS: Os celtas usavam máscaras assustadoras para que os espíritos maus os confundissem com outros espíritos e não os incomodassem. A Igreja aos poucos misturou costumes pagãos com as comemorações do Dia de Finados e do Dia de Todos os Santos. Mais tarde, as pessoas passaram a ir de casa em casa fantasiadas de santos, anjos e demônios.
ABÓBORAS: Velas eram acesas dentro de nabos esculpidos para afastar os espíritos maus. Algumas pessoas achavam que a vela dentro de um nabo representava uma alma presa no purgatório. Mais tarde, os nabos foram substituídos por abóboras

Sem comentários:

Enviar um comentário