GUERRA DO ULTRAMAR: OPERAÇÃO MAROSCA - O MASSACRE DE WIRYAMU
Muitas vezes somos confrontados com filmes da guerra do Vietname e da heroicidade dos soldados Americanos. Esquecemo-nos que Portugal teve a sua guerra e não numa só frente, mas em várias frentes. Uma guerra que talvez tenha sido tão dura, ou ainda mais, do que a do Vietname.Como não temos a poderosa industria cinematografica que tem os USA, pouco sabemos dos episódios dessa guerra sangrenta. Por isso, esta é uma oportunidade única de tomarmos contacto com um dos episódios negros da nossa guerra do ultramar e do inferno que ela constituiu para as povoações e para os nossos soldados. Conhecida como "Operação Marosca", nunca foi oficialmente reconhecida, no entanto é inegável que algo se passou naquele dia fatídico.
O episódio deu-se em Moçambique na região do Tete, a 16 de Dezembro de 1972, vindo a ser denunciado pelo padre católico Irlandês Adrian Hastings a uns missionários Espanhois. Os relatos afirmam que as tropas Portuguesas (victimas de inúmeras emboscadas por denuncias dos habitantes dessas aldeias que lhes causavam a morte, há que dizê-lo) bombardearam com aviões e desembarcaram de 5 helicópteros nessas aldeias, tendo cercado as aldeias e matado cerca de 400 pessoas.
Estes relatórios foram usados contra o governo Português, por Nações estrangeiras com interesses em África e por partidos políticos Portugueses, então proíbidos e na clandestinidade, como forma de pressão para acabarem com a guerra e darem a independência aos territórios então em guerra, pelo que se pensava terem sido exagerados. No entanto, é sabido que em todas as guerras há excessos.
25 anos passados, o então comandante da companhia de Comandos que executou as ordens, arrisca a vida e volta ao local onde tudo aconteceu, para saber o que realmente aconteceu e se o que os relatórios contam são verdade.
Aqui tem revelada toda a informação acerca deste terrível episódio, com relatório das victimas, relatos de sobreviventes, descrições e imagens dos acontecimentos com pormenores que podem afectar a sua sensibilidade.
Trata-se sem dúvida de um documento que mostra a crueldade de todas as guerras em geral, e em particular da pressão a que estiveram expostos os nossos soldados.
Lembro que de forma alguma podemos, a esta distancia e fora desse ambiente, julgar o comportamento de quem quer que seja (nem é isso que se pretende com esta publicação) até porque em primeiro lugar, esses soldados cumpriram ordens. Apenas pretendo lembrar uma época pela qual muitos dos nossos familiares passaram e alguns estiveram expostos. Portugal não tem de receber lições de nenhum País, acerca de ser Patriotas, lutar pela Pátria, grandes soldados, heróis de guerra, guerras brutais ou sobre ações de solidariedade e defesa das populações que ficam muito bem nas telas dos cinemas de alguns Países. Também nós tivemos as nossas guerras e os nossos heróis. Feliz ou infelizmente.
Áudio: Português
Texto: Português
Fontes: YouTube - Terraweb - Página Global
* DOCUMENTÁRIO: MASSACRE DE WIRYAMU - MOÇAMBIQUE:
* LISTA DE VICTIMAS E RELATÓRIOS SOBRE O MASSACRE:
OS MASSACRES DE TETE
16 de Dezembro de1972
O texto que se segue sobre os massacres de Chawola, Wiriyamu e Juwau, confirmam as afirmações feitas pelo padre Hastings, com base no testemunho dos 3 padres de Burgos expulsos depois dos massacres e é ainda confirmado por varias pessoas (soldados e civis) que estiveram em Tete nesta altura.
I. O MASSACRE DE CHAWOLA ( Sab. 16/12/72 )
Mais ou menos pelas pelas 14 horas, 2 reactores bombardearam as
povoações de Wiriyamu e Juwau a uns 25 Km de Tete (cidade), no regulado
de Gandali; enquanto 5 helicópteros desembarcavam tropas armadas , que
cercavam as ditas povoações e metralhavam o povo , que fugia do
bombardeamento.
Eram duas grandes povoações, mas não sabemos o número dos sobreviventes. O certo é que tais povoações foram totalmente aniquiladas e arrasadas. A população de Chawola, povoação esta muito próxima das de Wiriyamu e Juwau. vendo o fogo dos bombardeamentos, das metreIhadoras e das palhotas a arder, juntou-se aterrorizada no pátio de Chawola. Pouco depois viu-se cercada pelas tropas, que entravam a disparar. O povo tentou fugir, mas os soldados reuniram de novo e imediatamente saquearam as palhotas (roubando dinheiro, roupa, rádios, etc.).
A seguir as tropas obrigam o povo a bater as palmas, para se despedir da vida, visto que já ia morrer, ordem a que o povo obedeceu. Enquanto batia as palmas, os soldados abriram fogo sobre a população reunida, fuzilando homens, mulheres e crianças. Juntaram os corpos, cobriram-nos de capim e deitaram-lhes fogo.
Enquanto os soldados incendiavam as palhotas, alguns, que tinham sido apenas feridos, e conseguiram sair da pilha já a arder. Destes, uns morreram no mato e outros encontram-se hospitalizados.
No dia seguinte ao destes massacres, somente no pátio de Chawola, contaram-se 53 cadáveres, dos quais foram identificadas os seguintes:
1. Chawola
2. Mwataika (mulher de Chawola)
3. Xavier (jovem, irmão de Chawola)
4. Mixoni
5. Firina (mulher de Mixoni)
Eram duas grandes povoações, mas não sabemos o número dos sobreviventes. O certo é que tais povoações foram totalmente aniquiladas e arrasadas. A população de Chawola, povoação esta muito próxima das de Wiriyamu e Juwau. vendo o fogo dos bombardeamentos, das metreIhadoras e das palhotas a arder, juntou-se aterrorizada no pátio de Chawola. Pouco depois viu-se cercada pelas tropas, que entravam a disparar. O povo tentou fugir, mas os soldados reuniram de novo e imediatamente saquearam as palhotas (roubando dinheiro, roupa, rádios, etc.).
A seguir as tropas obrigam o povo a bater as palmas, para se despedir da vida, visto que já ia morrer, ordem a que o povo obedeceu. Enquanto batia as palmas, os soldados abriram fogo sobre a população reunida, fuzilando homens, mulheres e crianças. Juntaram os corpos, cobriram-nos de capim e deitaram-lhes fogo.
Enquanto os soldados incendiavam as palhotas, alguns, que tinham sido apenas feridos, e conseguiram sair da pilha já a arder. Destes, uns morreram no mato e outros encontram-se hospitalizados.
No dia seguinte ao destes massacres, somente no pátio de Chawola, contaram-se 53 cadáveres, dos quais foram identificadas os seguintes:
1. Chawola
2. Mwataika (mulher de Chawola)
3. Xavier (jovem, irmão de Chawola)
4. Mixoni
5. Firina (mulher de Mixoni)
6. Luciano (filho de Mixoni,adulto)
7. Rita (filha de Mixoni,7a.)
8. Irisoni
9. Soza (mulher de Irisoni}
10. Liria. (mulher de Irisoni)
11. Posi (filha de Irisoni, 1 mês)
12. Chinai (filho de Irisoni,8a)
13. Tsapwe (filho de Irisoni, 9a)
14. Lusia (filha de Irisoni, 9a.)
15. Chipiri (filho de Irisoni, 8a)
16. Ramadi (filho de Irisoni)
17. Luisa (muler de Ramadi)
18. Manuel (filho de Ramadi,1 ano)
19. Akimo
20. Joana (mulher de Akimo)
21. Birifi
22. M'balamyama (mulher de Birifi)
23. Kapeno (filho de Birifi, 7anos)
24. Mataka (filho de Birifi, 9a)
25. Batista .
26. Asseria (mulher de Batista}
27. Makau (filha de batista, 8a)
28. Sabudu (filho de Batista,3 anos)
29. Medeka
30. Firipa (mulher de Medeka)
31. Adamu (filho de Medeka 10 anos)
32. Mechenga
33. Chifanikiso (filho de Mechenga)
34. Kunesa
35. Julio (filho de Kunesa, 15)
36. Mako
37. Pinto (11anos)
38. Mayesa (9 anos)
18. Manuel (filho de Ramadi, 1ano)
39. Kundani
19. Akimo
40. Djipi (9anos)
20. Joana (mulher de Akimo)
41. Nsembera
21. Birifi
42. Pita
1º - Todos estes factos foram-nos narrados pelos tais sobreviventes, que conseguiram sair da pilha e se encontram hospitaliados em Tete e tambem por outros que lograram escapar a tempo.
7. Rita (filha de Mixoni,7a.)
8. Irisoni
9. Soza (mulher de Irisoni}
10. Liria. (mulher de Irisoni)
11. Posi (filha de Irisoni, 1 mês)
12. Chinai (filho de Irisoni,8a)
13. Tsapwe (filho de Irisoni, 9a)
14. Lusia (filha de Irisoni, 9a.)
15. Chipiri (filho de Irisoni, 8a)
16. Ramadi (filho de Irisoni)
17. Luisa (muler de Ramadi)
18. Manuel (filho de Ramadi,1 ano)
19. Akimo
20. Joana (mulher de Akimo)
21. Birifi
22. M'balamyama (mulher de Birifi)
23. Kapeno (filho de Birifi, 7anos)
24. Mataka (filho de Birifi, 9a)
25. Batista .
26. Asseria (mulher de Batista}
27. Makau (filha de batista, 8a)
28. Sabudu (filho de Batista,3 anos)
29. Medeka
30. Firipa (mulher de Medeka)
31. Adamu (filho de Medeka 10 anos)
32. Mechenga
33. Chifanikiso (filho de Mechenga)
34. Kunesa
35. Julio (filho de Kunesa, 15)
36. Mako
37. Pinto (11anos)
38. Mayesa (9 anos)
18. Manuel (filho de Ramadi, 1ano)
39. Kundani
19. Akimo
40. Djipi (9anos)
20. Joana (mulher de Akimo)
41. Nsembera
21. Birifi
42. Pita
1º - Todos estes factos foram-nos narrados pelos tais sobreviventes, que conseguiram sair da pilha e se encontram hospitaliados em Tete e tambem por outros que lograram escapar a tempo.
2º -A identificação dos cadaveres fo levada a efeito por pessoas que, de proposito se deslocaram as povoações massacradas
3º - Os que conseguiram sair da pilha foram:
1. Antonio (filho de Mixoni, 15 anos)
2. Domingos (filho de Mixoni, 4 anos)
3. Serina (filha de Irisoni, 13 anos)
4. Tembo (filho de Batista, 5 anos)
5. Manuel (filho de Mwantulujali, 15 anos)
6. Podista (mulher de Mchenga)
Se fizermos um inquerito apoiado pelas autoridades, poderiamos saber se o numero de mortos de todas as aldeias massacradas naquela area ultrapassa os quinhentos como o povo assegura.
Se não houve massacre, se so foi destruida uma base de terroristas, se crianças de 1 a 10 anos não são "terroristas" ; se velhos e velhas e mulheres com crianças ao colo não são "terroristas", não teremos então receio de abrir um inquerito público, para verificar a veracidade destes massacres.
Se apenas foi destruido um acampamento de "turras", e se um acampamento de "turras" não é o mesmo que uma povoação tradicional onde vivem homens, mulheres e filhos, onde tem a sua mapira, 0 seu milho, 0 seu vestuario, etc. que vamos então ao local destas povoações, que existiam com os seus habitantes e haveres, e encontraremos a realidade!- que não foi um acampamento de "terroristas" que foi destruido, mas um grupo de povoações com as suas populações indefesas.
Tete, 19 de Dezembro de 1972
P.S. -Na altura em que acabavamos de redigir este relatorio, chegou-nos a noticia de que os massacres ainda continuavam em várias outras povoações como na de Luis, Corneta e outras, avançando para Gama, no régulado do Rego.
II - O MASSACRE DE WIRIYAMU E JUWAU (sábado 16-12-72 )
Estivemos em busca de elementos de juizo.
Apesar das dificuldades que surgiram (impostas umas, circunstanciais outras), de elaborarmos uma lista completa dos nomes das vitimas do massacre das povoaçoes de Wiriyamu e Juwau , as fontes dos pormenores que conseguimos dão-nos 0 direito de seguirmos mantendo a afirmação de ali ter havido mais quatro centenas de vitimas (cerca de 500).
Da nossa diligencia pudemos apurar 0 seguinte:
Na tarde do dia 16 de Dezembro do ano findo, como já ficou dito na primeira parte deste nosso relatório, as povoações de Wiriyamu e Juwau foram vitimas de uma incursao militar, da parte das forças da orderm.
Depois do bombardeamento, os soldados-comandos, previamente heli-transportados que jaá haviam posto cerco às ditas povoações invadiram-nas com fúria, aumentando a terror dos seus habitantes já em panico pelos bombardeios.
Uma vez dentro das povoações, esse grupo entregou-se imedatamente ao saque das palhotas, seguindo-se depois o massacre do povo, que se revestiu de excesso de crueldade.
Um grupo de soldados juntou uma parte do povo num pátio, para 0 fuzilamento. O povo assim reunido foi obrigado a agrupar-se sentado em dois grupos: 0 grupo dos homens, num lado, e o das mulheres, noutro, a fim de poderem todos ver melhor como iam caindo os fuzilados.
Um soldado chamava por sinal a quem quisesse (quer homem, quer mulher, quer criança),
0 designado punha-se de pé, destacava-se do conjunto, 0 soldado disparava sobre ele e a vitima caia fulminada. Este foi 0 processo que fez mais vitimas. Muitas crianças morreram ao colo das suas maes, fuzilada juntamente com elas. Entre muitos outros. os soldados assim mataram:
1 Dzedzereke (homem adulto)
2 Mafita (mulher de Dzedzereka)
3 Kufuniwa (filho de " )
4. Birista (mulher adulta)
5. Luwo (rapaz ,2 anos)
6. Lekerani (homem adulto)
7. Sinoria (mulher de Lekerani)
8. Chamdindi (filho de Lekerani, 5 an.)
9. Nguiniya (mulher adulta)
lO.Firipi (homem adulto)
11.Bziyese (mulher de Firipi)
l2.Feta (filha de Firipi)
l3.Meza (filho de Firipi)
lO.Firipi (homem adulto)
11.Bziyese (mulher de Firipi)
l2.Feta (filha de Firipi)
l3.Meza (filho de Firipi)
l4.Thangweradzulo (filho de Firipi)
l5.Zerista (mulher adulta)
l6.Bwezani (homem adulto)
l7.Aqueria (mulher adulta)
l8.Khapitoni (homem adulto)
l6.Bwezani (homem adulto)
l7.Aqueria (mulher adulta)
l8.Khapitoni (homem adulto)
19. Bunitu (mu lher de Khap.)
20.Mamaria (mulher de Khap.)
2l.Tinta (filho de Khap.)
22.Chawene (filh. de Khap, 2an.)
23.Chinai (filho de Khap.,4an.)
24.Kuoniwa (fil. Khap.,12an.)
25. Liyanola (mu lhet' adu1 ta)
2l.Tinta (filho de Khap.)
22.Chawene (filh. de Khap, 2an.)
23.Chinai (filho de Khap.,4an.)
24.Kuoniwa (fil. Khap.,12an.)
25. Liyanola (mu lhet' adu1 ta)
26.Djemuse (hamem adulto)
27.Julina (mulher adulta)
28.Djipi (rapaz, 9anos)
29.Alista (mulher adulta)
30.Mtsimpho (homem adulto)
27.Julina (mulher adulta)
28.Djipi (rapaz, 9anos)
29.Alista (mulher adulta)
30.Mtsimpho (homem adulto)
3l. Nsemberembe (rapaz, 9an.)
32.Vira (mulher adulta)
33.Thomasi (homem adulto)
32.Vira (mulher adulta)
33.Thomasi (homem adulto)
34.Artencia (rapariga,13an.)
35.Duwalinya (mulher adulta)
36. Sad1sta (mulher adulta)
37.Florinda (mulher adulta)
38.Siria (mulher adulta)
39.Saizi (homem adulto)
40.Maviranti (mulher de Saizi)
4l.Domingos(filh Saizi,5 anos\
42.Maloza (mulher de Saizi)
43.Sederia (fil. de Saizi)
44 .Mboi (fil.de Saizi)
45.Gwaninfuwa (homem adulto)
35.Duwalinya (mulher adulta)
36. Sad1sta (mulher adulta)
37.Florinda (mulher adulta)
38.Siria (mulher adulta)
39.Saizi (homem adulto)
40.Maviranti (mulher de Saizi)
4l.Domingos(filh Saizi,5 anos\
42.Maloza (mulher de Saizi)
43.Sederia (fil. de Saizi)
44 .Mboi (fil.de Saizi)
45.Gwaninfuwa (homem adulto)
46.Kachingamba (rapaz, 4 anos)
47.Kuxupika (homem adulto)
47.Kuxupika (homem adulto)
48.Manyanyi (mulher de Kuxupika)
49 .Mapalata (mulher de Kuxupika)
49 .Mapalata (mulher de Kuxupika)
50.Cirio (filh. Kuxupika,5 anos)
5l.Kutongiwa (homem adulto)
52.Maria (filha de Kutongiwa)
53.Olinda (rapariga, 10 anos)
54.Lainya (mulher adulta)
55.Luwina (mulher adulta)
56.Aluviyana (mulher adulta)
57.Kuitenti (homem adulto)
58.Caetano (rapaz, 5anos)
5l.Kutongiwa (homem adulto)
52.Maria (filha de Kutongiwa)
53.Olinda (rapariga, 10 anos)
54.Lainya (mulher adulta)
55.Luwina (mulher adulta)
56.Aluviyana (mulher adulta)
57.Kuitenti (homem adulto)
58.Caetano (rapaz, 5anos)
59.Kuchepa (rapaz,12anos)
60.Bziuzeyani (mulher adulta)
61.Djinja (homem adulto)
62.Alufinati (homem adulto)
62.Alufinati (homem adulto)
63.Zabere (rapariga l4 anos)
64.Aesta (rapariga,16 anos)
65.Rosa (rapariga,5 anos)
66.Zaveria (rapariga,16anos)
67.Alista (rapariga,14 anos)
68.Mbiriyadende (homem adul.)
69.Guideria (mulher adulta)
70.Khembo (homem adulto)
70.Khembo (homem adulto)
71.Kamusi (rapaz, 2 anos)
T2.Chinteya (rpariga,4 anos)
T2.Chinteya (rpariga,4 anos)
73.Sunturau (irmao de Kuxupika)
74.Dzivani (rapaz,12 anos)
75.Zeca (rapaz,12 anos)
76.Mgreta (mulher adulta)
77.Dinho (filho de Magreta,2 anos)
76.Mgreta (mulher adulta)
77.Dinho (filho de Magreta,2 anos)
78.Hortencia (irma de Magreta)
79.Mario (irmao de Magreta ,10 anos)
80.Chuva (homem adulto)
81.Kirina (mulher de Chuva)
81.Kirina (mulher de Chuva)
82.Fuguete (homem adulto)
83.Rita (rapariga, 4anos)
84.Eduardo (rapaz, 7anos)
85.Tembo (rapaz, 3anos)
... Outros soldados,que andavam dispersos, obrigavam a gente a meter-se para dentro das palhotas, que depois incendiavam, morrendo a gente queimada dentro delas.
As vezes, antes de pegar fogo as palhotas, lançavam para dentro delas granadas, que explodiam sobre as vitimas. Depois é que deitavam fogo as palhotas. Dessa maneira, entre outros,
foram mortos:
I.Chakupendeka (homem velho)
... Outros soldados,que andavam dispersos, obrigavam a gente a meter-se para dentro das palhotas, que depois incendiavam, morrendo a gente queimada dentro delas.
As vezes, antes de pegar fogo as palhotas, lançavam para dentro delas granadas, que explodiam sobre as vitimas. Depois é que deitavam fogo as palhotas. Dessa maneira, entre outros,
foram mortos:
I.Chakupendeka (homem velho)
2.Bwanbuluka (mulher de Chak.)
3.Kulinga (filho de Chak.)
4.Naderia (mulher de Kulinga)
5.Luwa (filha de Ruling, 2an.)
6.Marianela (filh. Kulinga,4 an.)
7.Tembo (filho de Kulinga, 8meses)
3.Kulinga (filho de Chak.)
4.Naderia (mulher de Kulinga)
5.Luwa (filha de Ruling, 2an.)
6.Marianela (filh. Kulinga,4 an.)
7.Tembo (filho de Kulinga, 8meses)
8.Keresiya (mulher adulta)
9.Joaozinho (fil. Kere.,2 an.)
10.Malota(fil. Ker. , 2 meses)
9.Joaozinho (fil. Kere.,2 an.)
10.Malota(fil. Ker. , 2 meses)
11.Kamchembere (rapariga,1 mes)
l2. Masalambani (rapaz, 6 anos)
13.Chinai (rapaz, 5 anos)
14.Domingos (rapaz, 5 anos)
15 .Mboi (rapariga, 10 meses)
15 .Mboi (rapariga, 10 meses)
l6.Chiposi (rapariga, 3 anos)
l7.Augusto (rapaz,1 ano)
8 .Farau (rapaz, 2 meses)
19.Antonio (rapaz,6 anos)
20.Anguina (mulher adulta)
21.Jantar (homem adulto)
22.Luisa (rapariga,4 anos)
23.Matias (rapaz,2 anos)
24.Nkhende (rapaz,1 ano)
25.Xanu (rapaz,7 anos)
26.Djoni (homem adulto)
27.Chaweno (rapaz,4 anos)
28. Lodiya (mulher adulta)
29.Mario (rapaz,5 anos)
30.Fostina (mulher adu1ta)
3l. Rosa (rapariga,4 anos)
32. Maria (rapariga, 2 anos)
33. Boy (rapaz,3 anos)
…Outros soldados divertiam-se a matar crianças, agarrando-as pelas pernas, arremessando-as contra o solo ou contra as árrvores. Entre várias crianças, assim morreram:
1. Domingas (rapariga,1 mês)
33. Boy (rapaz,3 anos)
…Outros soldados divertiam-se a matar crianças, agarrando-as pelas pernas, arremessando-as contra o solo ou contra as árrvores. Entre várias crianças, assim morreram:
1. Domingas (rapariga,1 mês)
6. Makonde (rapaz,2 anos)
2. Xanu (rapaz,2 anos)
7. Mako (rapaz,1 ano)
3. Kulewa (rapaz,3anos)
8. Luisa (rapariga, 4 anos)
4. Chipiri (rapaz, 2 anos)
9. Mario (rapaz,4 anos)
5. Chuma(rapariga,4 anos)
10 Raul (rapaz,4 anos)
“"PHANI WENSE !” - ''MATAI-OS A TODOS"
Uma voz autoritaria fazia-se ouvir cam frequencia: "Pham. ,wense!" "Matai-os a todos". "Que não fique nenhum!". Era a voz do agente da D.G.S., Chico Kachavi.
Diz uma testemunha que um oficial militar tinha sugerido a via da clemencia, no sentido de conduzir aquela pobre gente para um aldeamento. Mas a voz sinistra do agente Chico fez-se ouvir ainda com mais furia: "Sao ordens do nosso chefe" -dizia –“ Matar a todos. Os que se poupam são os que nos têm denunciado".
Duas crian~as daquelas povoa~oes, encontradas casua1mente depois da consumação do massacre, foram friamente queimadas dentro de uma choça pelo mesmo agente da D.G.S. sob 0 pretexto de uma possível denuncia.
Naquela tarde. em Wiriyamu e Juwau só se ouviam os berros dos soldados, os disparos das armas e os gemidos das vitimas feridas de morte. –O povo de Wiriyamu e Juwau viveu momentos de terrível angustia!
Estas cenas duraram ate ao por-do-sol. Nessa altura a soladesca estava ja fatigada de tanta sevícia. Algumas vitimas lograram escapar da morte, fugindo. Elas deram-nos também, como testemunhas oculares muitos dos promenores aqui expostos que, por ' isso, asseguramos ser autênticos.
Demais a Comissao da Delegação de Saúde de Tete, que se deslocou ao local de massacre cerea de vinte dias depois (muito tarde, por conseguinte!), para averiguação, não desmente nosso re1atorio.
2. Xanu (rapaz,2 anos)
7. Mako (rapaz,1 ano)
3. Kulewa (rapaz,3anos)
8. Luisa (rapariga, 4 anos)
4. Chipiri (rapaz, 2 anos)
9. Mario (rapaz,4 anos)
5. Chuma(rapariga,4 anos)
10 Raul (rapaz,4 anos)
“"PHANI WENSE !” - ''MATAI-OS A TODOS"
Uma voz autoritaria fazia-se ouvir cam frequencia: "Pham. ,wense!" "Matai-os a todos". "Que não fique nenhum!". Era a voz do agente da D.G.S., Chico Kachavi.
Diz uma testemunha que um oficial militar tinha sugerido a via da clemencia, no sentido de conduzir aquela pobre gente para um aldeamento. Mas a voz sinistra do agente Chico fez-se ouvir ainda com mais furia: "Sao ordens do nosso chefe" -dizia –“ Matar a todos. Os que se poupam são os que nos têm denunciado".
Duas crian~as daquelas povoa~oes, encontradas casua1mente depois da consumação do massacre, foram friamente queimadas dentro de uma choça pelo mesmo agente da D.G.S. sob 0 pretexto de uma possível denuncia.
Naquela tarde. em Wiriyamu e Juwau só se ouviam os berros dos soldados, os disparos das armas e os gemidos das vitimas feridas de morte. –O povo de Wiriyamu e Juwau viveu momentos de terrível angustia!
Estas cenas duraram ate ao por-do-sol. Nessa altura a soladesca estava ja fatigada de tanta sevícia. Algumas vitimas lograram escapar da morte, fugindo. Elas deram-nos também, como testemunhas oculares muitos dos promenores aqui expostos que, por ' isso, asseguramos ser autênticos.
Demais a Comissao da Delegação de Saúde de Tete, que se deslocou ao local de massacre cerea de vinte dias depois (muito tarde, por conseguinte!), para averiguação, não desmente nosso re1atorio.
Tete, 6 de Janeiro de 1973
(excertos retirados de de um relatório policopiado que circulava clandestinamento em Moçambique em 1973)
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Mystery Massacre
Time, Monday, Jul. 30, 1973
Not since the My Lai atrocities came to light in 1969 had a tiny village caused such an uproar. Father Adrian Hastings, a British Catholic priest, alleged that Portuguese government troops had gone on a murderous rampage in the Portuguese Mozambique village of Wiriyamu last Dec. 16. The priest, quoting reports from Spanish missionary priests, claimed that Portuguese soldiers killed some 400 villagers suspected of sympathizing with Frelimo, the Mozambique Liberation Front.
Then began the denials. Dr. Marcello Caetano, the Portuguese Prime Minister, who was on an official visit to London, said that his government's preliminary inquiry showed a massacre of 400 villagers "could not have taken place." A Catholic bishop in Mozambique who in published reports claimed that he had seen the dead bodies later stubbornly declined either to confirm or deny that there had been a massacre. In Lisbon, officials insisted that Wiriyamu did not even exist. Indeed, Father Hastings two weeks ago placed it in western central Mozambique, but next day corrected himself, saying it was in the eastern Tete province. Reporters have been searching for it ever since, and for anyone who claims to have seen the massacre. TIME Correspondent Peter Hawthorne joined a trek last week and afterward sent this report:
The town of Tete bristles with troops, military roadblocks and armored vehicles. People are being moved out of isolated villages and relocated in protected settlements called aldeamentos, where troops and home-guard units keep Frelimo infiltrators at bay.
A 30-man army escort took us to a place called Wiliamo, about eight miles from Tete. The guide was a black army private who said he knew of the village.
He pronounced it "Wiriamu"—many Africans pronounce "l" as "r"—but wrote it "Wiliamo." It was the only place of that name that he knew in the region, he said. Of course there are villages with vaguely similar names all over the areas variously mentioned by Father Hastings, and presumably any of them could be the massacre site.
The village, perhaps ten to fifteen huts, had clearly been abandoned in a hurry. But there was no obvious sign of a firefight—no bullet marks in the tree stumps or huts. It would require nothing less than a team of forensic experts to track down any evidence of a massacre.
No Angels. "My men aren't angels or they wouldn't be good soldiers," said Major José Carvalho, who led the army escort. "But a massacre of 400? During my two years service here I've never heard of such an incident, and if I did it would be the reason for a large-scale military inquiry."
Two priests of the Spanish Burgos Fathers who earlier supported allegations of the massacre have been detained by Portuguese authorities in Lourengo Marques on unspecified charges "relating to the security of the state." Their fellow priests at the Mission of São Pedro, near Tete, will say nothing. Some Portuguese here believe it is quite possible that a massacre did occur. The secretary of the Bishop of Tete, Father Manuel Mouro, told me:
"In a climate of war anything is possible —but between the possible and the real, there may be a big difference."
Time, Monday, Jul. 30, 1973
Not since the My Lai atrocities came to light in 1969 had a tiny village caused such an uproar. Father Adrian Hastings, a British Catholic priest, alleged that Portuguese government troops had gone on a murderous rampage in the Portuguese Mozambique village of Wiriyamu last Dec. 16. The priest, quoting reports from Spanish missionary priests, claimed that Portuguese soldiers killed some 400 villagers suspected of sympathizing with Frelimo, the Mozambique Liberation Front.
Then began the denials. Dr. Marcello Caetano, the Portuguese Prime Minister, who was on an official visit to London, said that his government's preliminary inquiry showed a massacre of 400 villagers "could not have taken place." A Catholic bishop in Mozambique who in published reports claimed that he had seen the dead bodies later stubbornly declined either to confirm or deny that there had been a massacre. In Lisbon, officials insisted that Wiriyamu did not even exist. Indeed, Father Hastings two weeks ago placed it in western central Mozambique, but next day corrected himself, saying it was in the eastern Tete province. Reporters have been searching for it ever since, and for anyone who claims to have seen the massacre. TIME Correspondent Peter Hawthorne joined a trek last week and afterward sent this report:
The town of Tete bristles with troops, military roadblocks and armored vehicles. People are being moved out of isolated villages and relocated in protected settlements called aldeamentos, where troops and home-guard units keep Frelimo infiltrators at bay.
A 30-man army escort took us to a place called Wiliamo, about eight miles from Tete. The guide was a black army private who said he knew of the village.
He pronounced it "Wiriamu"—many Africans pronounce "l" as "r"—but wrote it "Wiliamo." It was the only place of that name that he knew in the region, he said. Of course there are villages with vaguely similar names all over the areas variously mentioned by Father Hastings, and presumably any of them could be the massacre site.
The village, perhaps ten to fifteen huts, had clearly been abandoned in a hurry. But there was no obvious sign of a firefight—no bullet marks in the tree stumps or huts. It would require nothing less than a team of forensic experts to track down any evidence of a massacre.
No Angels. "My men aren't angels or they wouldn't be good soldiers," said Major José Carvalho, who led the army escort. "But a massacre of 400? During my two years service here I've never heard of such an incident, and if I did it would be the reason for a large-scale military inquiry."
Two priests of the Spanish Burgos Fathers who earlier supported allegations of the massacre have been detained by Portuguese authorities in Lourengo Marques on unspecified charges "relating to the security of the state." Their fellow priests at the Mission of São Pedro, near Tete, will say nothing. Some Portuguese here believe it is quite possible that a massacre did occur. The secretary of the Bishop of Tete, Father Manuel Mouro, told me:
"In a climate of war anything is possible —but between the possible and the real, there may be a big difference."
"Portugal
planeou um genocídio?",
publicado no jornal Público, de 10 de Setembro
de 1995
"Antigamente,
não tínhamos escola. As pessoas que têm idade como a minha não falam português,
aqui, mas, hoje, as nossas crianças estão a estudar e, quando acabarem, vão
fazer bom trabalho", prevê Vinte Pacanet Gandar, o camponês de Wiriyamu
que sobreviveu ao massacre.
* TESTEMUNHO E DATAS COM ANTECEDENTES AO MASSACRE:
Um massacre ainda
"desconhecido"
Wiriyamu,
Moçambique, 12 dez (Lusa) - Passaram 40 anos sobre o massacre de Wiriyamu,
cometido por tropas especiais portuguesas sobre civis suspeitos de apoiarem a
Frelimo, no centro de Moçambique, mas os contornos da "Operação
Marosca" continuam ainda envoltos num certo mistério.
"Continua
difícil verificar com precisão os acontecimentos de 16 de dezembro de 1972
(...) Isto porque as autoridades portuguesas, quer antes, quer depois do golpe
de 25 de abril de 1974, não autorizaram um inquérito independente à Operação
Marosca", queixam-se os investigadores portugueses Bruno C. Reis e Pedro
A. Oliveira num texto publicado em março deste ano na revista 'Civil Wars'
("Cutting Heads or Winning Hearts: Late Colonial Portuguese
Counterinsurgency and the Wiriyamu Massacre of 1972").
Apenas um pequeno
sinal, quase escondido na berma da estrada nacional 7, à saída de Tete, indica
o desvio para Wiriyamu, o local de um dos maiores massacres ocorridos na então
província portuguesa e que terá apressado o fim das guerras coloniais que
Portugal travava em África.
Na aldeia, um
monumento com ossadas humanas evoca a tragédia ocorrida em Wiriyamu, Juwau e
Chawola, três povoados nas cercanias dos rios Zambeze e Luena, mas o jovem
Carrilho, 12 anos, que ali passa de bicicleta, não consegue identificar nem os seus
responsáveis nem o que aconteceu.
O diretor da escola
primária completa de Wiriyamu, Carlos Alciano, 40 anos, garante que o massacre
faz parte do programa de ensino dos alunos da sexta e sétima classes e que as
visitas ao monumento são frequentes.
"Eles têm que
conhecer quando surgiu o massacre, quem o fez, quantas pessoas morreram",
diz, mas o número de vítimas varia: "400", segundo os padres de
Burgos, os primeiros a denunciaram o massacre, "cerca de 200", de
acordo com o médico Rodrigues dos Santos, que visitou o local pouco depois dos
acontecimentos, "63" ou "98", assumidas por autoridades
portuguesas, segundo diversas fontes, ou os "450" evocados na base do
monumento em Wiriyamu.
Independentemente
do número de mortes, a "Operação Marosca" resultou num massacre,
"a ocorrência de crimes e, por vezes, extremamente cruéis, execuções de
civis desarmados, em grande número", asseguram os dois investigadores
portugueses.
Bruno Reis e Pedro
Oliveira defendem, no entanto, que, se se pode dizer que se tratou de
"matança indiscriminada", já que ninguém foi poupado, também se pode
afirmar o seu contrário, no sentido de que "a operação tinha como alvo o
que era visto como bases da Frelimo disfarçadas de aldeias civis" e que os
militares portugueses se baseavam em informações aparentemente falsas da
PIDE/DGS.
"Isto, de
nenhuma forma, reduz a criminalidade destas mortes mas, simplesmente, alarga a
responsabilidade para lá dos soldados individuais e seus comandantes",
escrevem.
À operação estão
associados o então comandante militar de Moçambique, Kaúlza de Arriaga, e o seu
conceito de luta anti-guerrilha, envolvendo fortes meios aéreos e tropas
especiais, e o agente da PIDE/DGS Chico Kachavi, um moçambicano temido pelos
seus conterrâneos.
"Ele é que
comandava nesse dia, e não queria saber se este era africano. O coração dele
era europeu", recorda Vinte Pacanet Gandar, 63 anos, sobrevivente do
massacre, e que diz que o agente da PIDE/DGS foi mais tarde morto por elementos
da Frelimo.
LAS // HB
Principais datas
relacionadas com massacre
12 de Dezembro de
2012, 08:44
Maputo, 12 dez
(Lusa) -- Há 40 anos, tropas especiais portuguesas entraram em três aldeias no
centro de Moçambique e mataram centenas de pessoas no que foi conhecido como o
massacre de Wiriyamu.
A violência
indignou o mundo, isolou Portugal e contribuiu para o agravar das divergências
nas Forças Armadas portuguesas, que conduziriam ao 25 de Abril de 1974, e
também para o reforço da Frelimo que, menos de dois anos depois, proclamou a
independência de Moçambique.
Cronologia das
principais datas:
1962
25 set - Frelimo
inicia luta armada contra colonialismo português, no norte de Moçambique.
1968
08 mar -- Frelimo
abre frente de Tete, no centro.
1970
01 jul/06 ago --
"Operação Nó Górdio", dirigida por Kaúlza de Arriaga, no norte de
Moçambique, contra a Frelimo
1972
18 nov -- Grande
ofensiva da Frelimo em
Cabo Delgado, Niassa e Tete
14 dez -- Um avião
civil que sobrevoa Wiriyamu é alvejado. No mesmo dia, a PIDE/DGS envia uma
equipa ao terreno para obter informações sobre o caso.
15 dez - Seis
militares portugueses são mortos numa emboscada, enquanto batiam a zona.
16 dez - Assassínio
de cerca de 400 pessoas nas povoações de Chawola, Juwau e Wiriyamu, a cerca de
25 quilómetros da cidade de Tete
1973
06 jan --
Representante da Cruz Vermelha e médico do hospital de Tete visitam o local do
massacre.
Jun - Denúncia dos
missionários espanhóis, a quem tinham sido passadas as primeiras informações,
enviada à Amnistia Internacional em Londres
07 jul -- Notícia
do massacre na capa do 'The Times', de Londres
15 jul -
Manifestação em Londres contra a política africana do Governo português, pedindo
a anulação da visita do presidente do Conselho português, Marcelo Caetano.
16 jul -- Marcelo
Caetano inicia visita a Londres, por ocasião dos 600 anos da aliança
anglo-portuguesa, no meio de fortes protestos.
01 ago - Kaúlza de
Arriaga abandona o cargo de Comandante-Chefe das Forças Armadas de Moçambique.
21 ago --
Comunicado do Ministério da Defesa de Portugal que admite que "alguns
elementos das Forças Armadas, em destacamento, ignorando ordens, cometeram atos
repreensíveis na região de Tete".
1974
07 set -- Portugal
e Frelimo concordam na independência de Moçambique, marcada para 25 de junho de
1975.
22 nov -- Relatório
da comissão de inquérito da ONU aos noticiados massacres em Moçambique: "A
comissão dá-se por completamente satisfeita com as provas de que, a 16 de
dezembro de 1972, tropas portuguesas dirigidas por agentes da DGS cercaram as
aldeias de Chawola, João e Wiriyamu, entraram nas aldeias, mataram qualquer
pessoa à vista e, na operação, destruíram as aldeias (...). Estima-se que o
número de vítimas seja superior a 400 nas três aldeias".
LAS // HB
O massacre de
Wiriyamu segundo o sobrevivente Vinte Pacanet Gandar - reportagem
12 de Dezembro de
2012, 08:44
Luís Andrade de Sá,
da Agência Lusa
Wiriyamu,
Moçambique, 12 dez (Lusa) - Não é por terem passado 40 anos que parece que as
coisas mudaram em Wiriyamu: não há eletricidade nem água e a cidade de Tete, a
30 quilómetros, ligada por uma picada de terra batida, continua
insuportavelmente distante.
"E fome
existe, também", acrescenta Vinte Pacanet Gandar, 63 anos, camponês de
Wiriyamu. E, para que não restem dúvidas, repete: "E fome".
A quase permanente
seca na região, no centro de Moçambique, afeta a produção de mapira e amendoim,
que todos cultivam para consumo próprio, e o pouco dinheiro, as raras moedas
que usam para comprarem óleo ou sementes, obtêm-se com a venda de carvão na
cidade.
Luís Wiriyamu, 27
anos, neto do homem que deu o nome à aldeia, vive de apanhar lenha que, depois,
transforma em carvão e vende na berma na estrada -- "Não há mais nada para
fazer aqui", queixa-se.
A escola primária,
um painel solar numa pequena venda e os camiões de uma mineira australiana, a
caminho de mais um projeto nas imediações, destacam-se na paisagem de casas de
paredes de barro e telhados de colmo, em veredas de terra batida, por entre
embondeiros e mato cerrado, por onde meninas carregam à cabeça feixes de lenha
que vão alimentar o fogo com que mulheres cozinham o almoço.
Vinte Pacanet
Gandar, que se expressa num português desenvolto, foi um dos sobreviventes do
massacre de Wiriyamu perpetrado naquela aldeia por tropas portuguesas, no dia
16 de dezembro de 1972, que vitimou centenas de pessoas e, segundo
historiadores, mudou o rumo da guerra colonial.
A sua condição de
sobrevivente granjeou-lhe fama, mas também a construção de uma narrativa, quase
de um fôlego, do massacre cometido por tropas especiais portuguesas.
"Surpresamente,
apareceram cinco helicópteros e dois jatos que começaram a bombardear lá fora,
e, então, aterraram na aldeia para os soldados saírem", conta Vinte, que
tinha, então, 23 anos.
A "Operação
Marosca" tivera como motivos próximos a morte, dois dias antes, de seis
militares em Tete, e disparos, na zona, contra um avião civil, sinais para as
chefias militares de que a Frelimo atuava no centro da colónia, com o apoio da
população.
"Cercaram a
nossa aldeia. Começaram a queimar o quê? As casas. Levaram as pessoas para
acumular lá fora. E começaram a perguntar: 'Vocês aí, não conhecem os turras? E
nós falávamos: 'Não, não conhecemos'", prossegue o camponês.
As sucessivas
lideranças militares portuguesas em Moçambique tinham encarado de forma
diferente o "problema" da Frelimo e a guerra de libertação iniciada
em 1962, e, no início, apenas circunscrita ao norte do país.
Comandante militar
desde 1969, Kaúlza de Arriaga inova relativamente aos seus antecessores, ao
usar intensivamente meios aéreos e tropas especiais, o que fragiliza a Frelimo
no norte, obrigando-a a deslocar-se para o centro, onde intensifica essa frente
de guerra e se ataca, até, colonos portugueses.
"Mas eles
disseram: 'Não, não, aqui há turras e vocês estão a tirar comida para dar aos
turras para os turras vir matar a nós, lá na estrada. Por isso, vocês, hoje,
não vão viver nada, vão ser mortos aqui'", continua Vinte, dando a voz aos
militares portugueses.
A zona de Wiriyamu
estava a ser batida desde o dia 14 por aviões militares e agentes da PIDE/DGS,
que procuravam uma base da Frelimo com cerca de 300 guerrilheiros.
Depois, tropas
especiais entram em Wiriyamu, Juwau e Chawola, todas aldeias na mesma zona, e,
a 16 de dezembro, recolhem aos quartéis, deixando um rasto de destruição, hoje
evocada num monumento que guarda caveiras e ossadas de alguns dos "mais de
450 mortos".
Vinte safou-se,
correndo para o mato e evitando os tiros que disparavam contra ele, mas a sua
família foi quase toda dizimada: "Quem morreu? O meu pai, chamado Guspiga,
meu avô, Jemusse, Mabalata, Manyate ... são muitos ... Tuma, Capitone... são
muitos".
Alguns feridos
abrigam-se no hospital de Tete e denunciam o massacre a missionários espanhóis.
No início de 1973, a Cruz Vermelha e um médico português visitam o local, em
junho do mesmo ano, o escândalo chega à imprensa internacional, e Portugal,
que, até aí, tinha negado os acontecimentos, acabará por admitir
"excessos" das suas tropas.
Dois anos depois de
a notícia ser capa do 'Times', de Londres, Moçambique torna-se independente e,
40 após o massacre, só por distração alguém pode achar que continua tudo igual
em Wiriyamu.
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