A HISTÓRIA DE BOUDICA - A RAINHA BRITANA DOS ICENOS
O poderoso império Romano teve múltiplos inimigos e conquistou vários territórios, várias culturas, várias civilizações, várias tribos. Porém nem tudo foi fácil. Se houve um território onde tiveram enormes dificuldades, foi aqui na Europa, nomeadamente na Bretanha, muito devido às aguerridas tribos de grandes e corajosos guerreiros, com uma cultura e religião fortes e cujas lendas e ritos se situam entre a magia e a realidade. Foram nossos antepassados e herdamos muitas coisas deles. Essas tribos que ousaram desafiar o todo poderoso exército Imperial Romano - a maior máquina de guerra da altura - vencendo-os por várias vezes, essa civilização que defendia com a vida e a honra, a sua terra, a sua pátria, as suas tradições, a sua liberdade, ficaria conhecida como os Celtas. Esta é a história da luta de uma dessas tribos, os Icenos e da sua Rainha Boudica que chegou até aos nossos dias, isto apesar dos Celtas não escreverem as suas histórias, eles viviam-nas e contavam-nas numa forte tradição oral, de geração em geração...!!!
Aqui fica revelada através de um filme e de um excelente documentário, a verdadeira história de Boudica - A Rainha Celta Guerreira a que os Ingleses fizeram um monumento em Londres, porque há valores que não se vendem nem se negociam - defendem-se com a vida e com a honra ...!!!
Género: Ação - Histórico
Ano: 2003
Texto: Português
Áudio: Inglês - Legendado em Castelhano
Fontes: YouTube - Wikipédia - Egiptoaroma Historia Antigua
CINEMA:
BOUDICA - THE WARRIOR QUEEN
Ver este vídeo no YouTube - Siga a ligação:
https://youtu.be/vo7SJtfwwvU
DOCUMENTÁRIO
BOUDICA - A RAINHA BRITANA DOS ICENOS
Boudica, la alta, pelirroja y fuerte reina de los icenos, tomó la
decisión más drástica de su vida. Los romanos no debían encontrarla
viva, sabía muy bien cómo trataban a un rey rebelde tras ser derrotado,
pero ella, además, era mujer; una mujer que los había humillado
militarmente en varias ocasiones, razón por la cual, sin lugar a dudas,
tomarían venganza.
Áudio: Castelhano
Boadiceia
Boadiceia | |
---|---|
Rainha dos Icenos | |
Pintura de John Opie | |
Cônjuge | Prasutagos |
Descendência | |
Duas filhas | |
Morte | 60 ou 61 d.C. Britânia |
Boadiceia (FO 1943: Boadicéia) (também Boudica, Boudicca, Boadicea, Buduica e Bonduca) foi uma rainha celtaque liderou os icenos, juntamente com outras tribos, como os trinovantes, em um levante contra as forças romanas que ocupavam a Grã-Bretanha em 60 ou 61 d.C. durante o reinado do imperador Nero. Estes eventos foram relatados por dois historiadores, Tácito (em seus Annales e Agrícola) e Dião Cássio (em sua História romana).
Registros históricos
O historiador Dião Cássio diz, sobre Boadiceia:
- "Boadiceia era alta, terrível de olhar e abençoada com uma voz poderosa. Uma cascata de cabelos vermelhos alcançava seus joelhos; usava um colar dourado composto de ornamentos, uma veste multicolorida e sobre esta um casaco grosso preso por um broche. Carregava uma lança comprida para assustar todos os que lhe deitassem os olhos."
Cássio relata ainda que ela cometeu todo o tipo de atrocidade em nome de uma deusa chamada Andraste, que seria a equivalente britânico de Vitória, deusa romana. O próprio nome de Boadiceia significa "vitória".
História
Boadiceia era casada com o rei dos icenos que havia feito um trato com os romanos tornando-se aliado doImpério Romano. Com a sua morte, Boadiceia assumiu a liderança de seu povo. Contudo, os romanos ignoraram o testamento e o procurador Cato Deciano apropriou-se de toda a herança do rei falecido. Quando os icenosprotestaram contra tal abuso, na pessoa da sua rainha viúva Boadiceia, Cato Deciano ordenou às suas tropas sufocar o protesto, e estas ultrapassaram-se no emprego da força, açoitando a rainha e violando as suas filhas.
Ela ficou revoltada com o tratamento dado pelos romanos e começou uma revolta, unindo os povos próximos da sua cidade para lutar pela libertação do jugo romano. Eles chegaram a tomar e massacrar algumas cidades que estavam sob controle do Império Romano.
Depois de algumas perdas, o exército romano se reorganizou e atraiu os rebeldes liderados por Boadiceia, em maior número, para um terreno adequado as táticas militares romanas, comandados pelo governador daBritânia, Caio Suetônio Paulino e conseguiu derrotá-los. Esta revolta foi uma das mais violentas contra o Império Romano.
Boadiceia na Inglaterra vitoriana
A fama de Boadiceia tomou proporções lendárias na Grã-Bretanha, e a rainha Vitória foi vista como sua equivalente em termos de grandeza.
A grande estátua de bronze de Boadiceia, ao lado da ponte de Westminster e do Palácio de Westminster foi inaugurada pelo príncipe Alberto e executada porThomas Thornycroft. Representa Boadiceia em sua carruagem de guerra junto com suas filhas.
Sem comentários:
Enviar um comentário