segunda-feira, 9 de março de 2015

JUAN PONCE DE LEÓN - DESCOBRIDOR E AVENTUREIRO

Personagens Históricos
JUAN PONCE DE LEÓN - DESCOBRIDOR E AVENTUREIRO
Conheça a breve biografia deste grande descobridor Espanhol, que chegou a viajar com Colombo.
Uma vida de aventuras aqui reveladas.

Texto: Português
Fonte: Nobility.Org.


http://nobility.org/wp-content/uploads/2015/03/JUAN_PONCE_DE_LE%C3%93N.jpg


Explorador nascido. em San Servas na província de Campos, 1460; morreu. em Cuba, 1521. Ele era descendente de uma família antiga e nobre; o sobrenome de León foi adquirido através do casamento de um dos Ponces para Doña Aldonza de León, uma filha de Alfonso IX. Como rapaz Ponce de León serviu como pagem para Pedro Nuñuz de Guzmán, mais tarde, o tutor do irmão de Charles V, o Infante Don Fernando. Em 1493, Ponce navegaram para Hispaniola (San Domingo) com Colombo em sua segunda viagem, uma expedição que incluía muitos jovens aristocratas e nobres aventureiros que haviam sido deixados sem ocupação após a queda de Granada. Quando Nicolás Ovando veio a Hispaniola em 1502, como governador, ele encontrou os nativos em um estado de revolta, e na guerra que se seguiu Ponce terá prestado tais serviços valiosos que ele foi nomeado tenente de Ovando, com sede em uma cidade na parte oriental da ilha .

Ponce De Leon and his men in Florida. 

Enquanto esteve aqui, ele ouviu dos índios que havia muita riqueza na ilha vizinha de Buriquien (Porto Rico), e ele pediu e obteve permissão para visitá-lo em 1508, onde descobriu muitos tesouros ricos; por seu trabalho nesta expedição foi nomeado Adelantado ou Governador do Boriquien. Após ter reduzido os nativos, ele foi logo depois afastado do cargo, mas não até que ele tinha acumulado uma fortuna considerável. Neste momento histórias da Ásia Oriental eram prevalecentes que disse de uma mola famosa as águas dos quais teve a virtude maravilhosa de restaurar a juventude e vigor aqueles que beberam. Provavelmente os espanhóis ouvido pelos contos indianos que os lembravam desta Fons juventutis, e eles tiveram a idéia de que esta fonte foi situado em uma ilha chamada Bimini que ficava ao norte de Hispaniola.

Ponce obteve a partir de Charles V, 23 de fevereiro de 1512, uma patente, autorizando-o a descobrir e as pessoas da ilha de Bimini, dando-lhe a jurisdição sobre a ilha para toda a vida, e concedendo-lhe o título de Adelantado. Em 3 de março de 1513, Ponce partiu de San German (Porto Rico), com três navios, equipados à sua própria custa. Definindo o seu curso em direção noroeste, 11 dias depois, ele chegou a Guanahani, onde Colombo viu pela primeira vez a terra. Continuando o seu caminho, no domingo de Páscoa (Pascua de Flores), 27 de março, ele veio à vista da costa, que deu o nome de Florida em homenagem ao dia e por conta da vegetação luxuriante. No dia 2 de abril, ele desembarcou em um lugar um pouco ao norte do local atual de St. Augustine e formalmente tomou posse em nome da Coroa. Ele agora se virou para trás, seguindo a costa à sua extremidade sul e da costa oeste à latitude 27 ° 30 ', e depois voltou para Porto Rico.


Ponce de León's explorations
Ponce de León’s explorations

Durante esta viagem, ele teve vários encontros com os nativos, que mostraram grande coragem e determinação em seus ataques, o que provavelmente explica o fato de que Ponce não tentou encontrar um pagamento ou penetrar no interior em busca do tesouro que se acreditava ser escondido lá. Apesar de sua primeira viagem tinha sido sem resultado, tanto quanto a aquisição de ouro e escravos, e a descoberta da "fonte da juventude" estavam preocupados, Ponce determinado a assegurar a posse de sua nova descoberta. Através de seu amigo, Pedro Nuñez de Guzmán, ele garantiu a segunda concessão datado de 27 setembro de 1514, que lhe deu poder para liquidar a ilha de Bimini e da Ilha da Flórida, para tal, ele pensou Florida para ser. Em 1521, ele partiu com os dois navios e pouso sobre a costa da Flórida, exatamente onde, não se sabe, ele estava furiosamente atacada pelos nativos, enquanto ele estava construindo casas para seus colonos. Finalmente impulsionado para re-embarque, ele partiu para Cuba, onde morreu do ferimento que ele havia recebido.

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário