terça-feira, 12 de agosto de 2014

MEMÓRIAS DE ESPANHA: FELIPE II - UM IMPÉRIO SEM EMPERADOR

História
MEMÓRIAS DE ESPANHA: FELIPE II - UM IMPÉRIO SEM EMPERADOR
Revela-se a história deste grande monarca Espanhol, cujo império era tão grande, que nunca se punha o Sol sobre ele. As suas origens, família, suas políticas e as circunstâncias históricas que puseram o trono de Portugal nas suas mãos. As suas vitórias e as derrotas, como a destruição da Armada Invencível. 
Felipe II, foi seguramente o Monarca Espanhol que mais trabalhou, pois fazia questão , de que todos os assuntos passassem sob as suas mãos. Diz-se que num só dia, assinou mais de 400 despachos. Profundamente religioso, as suas convicções levantaram-lhe problemas, nos territórios dos Países Baixos,onde pretendiam mais tolerância religiosa e no território Espanhol, onde decretou que se distribuissem os Judeus pelo território, com o fim de separá-los, precedendo assim a sua expulsão de Espanha. Pensava ter a missão de salvar a humanidade da heresía.
Faz construir o Escorial, onde o seu amor pela natureza ficou patente por mandar que os jardins fossem construidos ao mesmo tempo que o palácio, paraque assim houvesse flores todo o ano.  
Muito culto, D. Filipe foi instruido na leitura dos grandes pensadores humanistas, assim como em ciência, musica, arte e arquitectura. O Escorial tinha uma biblioteca privada, à data da sua morte, que era a maior do ocidente com mais de 14.000 volumes, com obras em Grego, Hebreu e inúmeros códices em Árabe.
Aqui fica a história deste grande monarca.

Áudio: Castelhano
Texto: Português e Castelhano
Fonte: Rtve 2 - YouTube


La España de Felipe II: un Imperio sin emperador

Felipe II (1527-1598) asume el trono de España en 1556. El programa revisa lo más importante de su reinado: sus matrimonios, la muerte del príncipe Don Carlos, Lepanto y Don Juan de Austria, la muerte de Escobedo por Antonio Pérez etc. Se utilizan escenas de programas de archivo de TVE como ¿Cervantes¿ de Alfonso Ungría, ¿Santa Teresa¿ de Josefina Molina y ¿Conmemoración de Felipe II? de Salvador Pons












Sem comentários:

Enviar um comentário