AS NOIVAS DO ÓPIO: COMO O AFEGANISTÃO SE TRANSFORMOU NO MAIOR PRODUTOR DE ÓPIO DO MUNDO
Talvez fique chocado com a informação que vai ver aqui revelada. O mundo das drogas está cheio de "histórias mal contadas", mitos e contra-informação destinada a confundir e esconder a verdade e os interesses de quem explora as victimas e ganha dinheiro com este flagelo. Aqui deixo esta publicação que revela um excelente documentário que mostra como a solução implementada pelo governo Afegão para combater o negócio do ópio, se transforma no maior problema para os agricultores e para suas filhas.
Temos ouvido sempre a voz de quem tem o poder nesta guerra da heroína, sejam os seus traficantes, Talibans, ou sejam os governos ou instituições que alegadamente os combatem. Agora tem oportunidade de ver revelada a versão e a voz das reais victimas - as meninas filhas dos agricultores que produzem o ópio e dos pequenos agricultores que por falta de informação ou amor ao dinheiro, ficam reféns dos traficantes e do programa para erradicação das culturas. Histórias reais contadas pelas victimas e pelos pequenos agricultores que denunciam a hipocrisia das políticas de combate à heroína e ao ópio.
Aqui deixo também alguma informação histórica que revela como o Afeganistão se transformou no maior produtor de ópio do mundo.
* José Rui Lira
Documentário
AS NOIVAS DO ÓPIO
No Afeganistão, o governo está a realizar um programa de destruição maciça de culturas de papoilas, plantas a partir das quais o ópio é extraído. Mas este método teve um efeito colateral drástico nas famílias camponesas a quem traficantes de drogas emprestaram dinheiro para plantar seus campos. Uma vez que a cultura é destruída, os agricultores não podem reembolsar os empréstimos. Esses camponeses só possuem seus filhos e, em particular, suas filhas como moeda. Diante das ameaças de morte de traficantes, meninas de até seis anos são vendidas como escravas sexuais para salvar seus pais.
Áudio: Castelhano
Fonte: Tve 2 - YouTube
História
COMO O AFEGANISTÃO SE TRANSFORMOU NO MAIOR PRODUTOR DE ÓPIO DO MUNDO
Um interessante artigo de blog onde se faz um apanhado histórico acerca de como desde 1946 o Afeganistão se transformou no maior produtor de ópio do mundo.
Conteúdos deste artigo:
1- Uma pequena América no Afeganistão de 1946.
2- Zahir Shah - o homem que pôde reinar e o início dos problemas.
3- Afeganistão, por segunda vez, centro de um "Novo Grande Jogo" ao estilo Kipling.
4- O cultivo de ópio translada-se do Triângulo Dourado ao Crescente Dourado, a meados dos '70.
5- Armas, ópio e "soldados de Deus, a maior operação da história da CIA. A operação Ciclone.
6- Derrotado o "império do mal", ninguém se lembrou do Afeganistão e do caos levado ao país.
7- Chegam os Talibãs.
8- Com a OTAN chegou a produção a grande escala.
9- Fontes.
10- Anexo.
11- Citações.
Texto: Castelhano
Fonte: Piratas y Emperadores
CLIQUE AQUI PARA VER ARTIGO DO BLOG
Sem comentários:
Enviar um comentário