sábado, 13 de junho de 2015

OS LEÕES DO KALAHARI

Grandes Documentários
OS LEÕES DO KALAHARI 
Os predadores dominantes nas regiões do Kalahari são o leão, leopardo, chita e hiena. Em relação à ocorrência da sua presa, os leões do kalahari são encontrados em grupos relativamente dispersos ou como caçadores individuais.

Os Leões sempre demonstraram a capacidade de suportar diferentes climas e podem ser encontrados num número de reservas no Kalahari, onde as temperaturas podem variar desde 15-C a 40 C devido ao calor intenso e à grande dispersão da barragem , onde os leões do Kalahari são forçados a se adaptar a esta dura realidade. Em condições mais adequadas para a sobrevivência, eles poderiam prevalecer orgulhosos em grandes manadas de mais de 30; no entanto, no Kalahari esse número diminui para grupos que variam a partir de um par de machos e fêmeas, a 6 leões devido a esta falta da barragem.
Além disso, eles muitas vezes têm de viajar distâncias muito mais longas em busca de presas, o que muitas vezes leva a altas taxas de mortalidade de filhotes, como as Leoas estão ausentes por longos períodos de tempo caçando, a fim de produzir leite para o seu jovem.

Leões do Kalahari diferem de seus congêneres encontrados em áreas como o Serengeti. Geralmente têm um peso corporal inferior e os leões machos tendem a ser mais leves 20-40 kg. Esta característica indica que eles evoluíram para se adaptar a um ambiente extremo que exigem as distâncias, uma vez que tem de viajar para encontrar presas.

Embora estes leões preferem caçar animais maiores, tais Gemsbok e Springbok muitas vezes eles são forçados a fazer uso de todas as oportunidades disponíveis e têm sido observados a caçar menores presas, tais como porcos-espinhos, Aardvark, raposas e até mesmo ratos. Leões do Kalahari também são identificados com manchas em suas pernas e leões masculinos com suas crinas negras.
Conhecido como caçadores noturnos, os leões, aproveitando as temperaturas mais frias para abate quando eles são capazes de dedicar mais esforço. Durante as horas mais quentes do dia, estes grandes leões descansam em áreas sombreadas e geralmente refrescam-se pela respiração ofegante.

Os leões do kalahari se adaptaram e transmitem padrões de respiração ofegante para refrescar o sangue, que é então transferido para o cérebro. Eles são freqüentemente encontrados deitados de costas com suas patas dobradas. Isso ocorre porque suam através de suas pernas, e das membranas mucosas da boca. Semelhante à maneira como eles se adaptaram a escassez de alimentos, os leões do Kalahari atingiram a capacidade de estar até 2 semanas sem água.

Com sua capacidade de suportar temperaturas extremas, estes predadores resistentes e tenazes, enfrentam e vivem neste ambiente hostil e encontraram uma maneira de sobreviver em um ambiente hostil e aparentemente inabitável.


Áudio: Castelhano
Fontes: Rtve 2 - YouTube



DOCUMENTÁRIO:







Sem comentários:

Enviar um comentário