A COROA DE ESPINHOS DE JESUS
Trata-sede uma das mais sagradas relíquias do Cristianismo e encontra-se na Catedral de Notre Dame em Paris. Considerada autentica pelo Vaticano, esta relíquia está envolta em mistério, pois dizem ter propriedades mágicas e miraculosas, sendo que ocasionalmente, a coroa parece transformar-se e sangrar diante das pessoas que a veneram. Um padre resolveu levar a cabo uma investigação aos espinhos da Coroa, para ver se ela é originária da Terra Santa e o que poderá explicar o fenómeno.
Aqui fica revelado mais este documentário excepcional, com a qualidade da National Geographic.
Áudio: Castelhano
Fonte: National Geographic - YouTube - Wikipédia - Conexão Paris
A COROA DE ESPINHOS ROMANA :
A Coroa de Espinhos foi um instrumento de tortura utilizado pelos romanos durante a Crucifixão de Jesus. Segundo a Bíblia, esse instrumento foi tecido de galhos e espinhos secos e colocados na testa de Jesus instantes antes da sua crucificação. A Coroa de Espinhos é mencionada no Mateus 27:29, Marcos 15:17 e em João 19:2-5. Segundo o Evangelho de João:
“ | «Os soldados, tendo tecido uma coroa de espinhos, puseram-lha na cabeça e vestiram-no com um manto de púrpura; chegavam-se a ele e diziam: Salve, Rei dos judeus! e davam-lhe bofetadas. Outra vez saiu Pilatos e disse-lhes: Eis que vo-lo trago fora, para que saibais que não acho nele crime algum. Saiu, pois, Jesus, trazendo a coroa de espinhos e o manto de púrpura. Disse-lhes Pilatos: Eis o homem!» (João 19:2-5) |
A RELÍQUIA DE NOTRE DAME:
A catedral de Notre Dame de Paris possui uma das mais importantes relíquias da cristandade: os fragmentos da Coroa de espinhos com a qual Cristo foi coroado pelos soldados romanos.
A história desta relíquia remonta aos evangelhos de São João, na passagem onde ele relata a coroação de Cristo. A veneração desta lembrança da Paixão de Cristo é mencionada à partir do século IV pelos peregrinos que visitavam Jerusalém.
Mais tarde a relíquia foi transferida para Constantinopla e guardada na capela dos imperadores bizantinos. Em 1238, Louis IX, rei da França, compra do imperador de Bisâncio a coroa de espinhos. Um ano depois ela chega em Paris e será guardada na Notre Dame.
Desde 1896 ela está conservada dentro de um tubo de cristal e de ouro.
A relíquia é apresentada aos fiés a cada primeira sexta feira do mês, às 15h, e na sexta feira santa das 10h às 17h.
Sem comentários:
Enviar um comentário